sábado, 9 de abril de 2011

Descobrindo a gastronomia francesa


(as fotos não são minhas. são tiradas da internet.)

Normalmente aqui em casa há lanche especial na tarde de sexta-feira para comemorar a chegada do fim-de-semana (acho uma ideia super fofa).
Ontem, para além do fim-de-semana, celebrámos o fim das reuniões e trabalho intensivo dos progenitores da família, pelo que os festejos duraram até ao jantar, altura em que também houve prato especial: coquilles Saint Jacques (que se comem cozinhados. a primeira foto é só para perceberem melhor em que é que consiste).

Tanto quanto vi no meu dicionário, a tradução para coquille é "concha", e é um molusco bem saboroso que eu confesso que não conhecia (ou pelo menos não sabia que se comia)... ignorância minha ou não se come mesmo disto em Portugal ?

10 comentários:

  1. Eu como...quando a minha tia faz e adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso são vieiras. Acho que também há em Portugal, apesar de nunca ter provado. Por acaso gostava de experimentar. :)

    ResponderEliminar
  3. são vieiras coisa que nós madeirenses não conhecemos nem usamos na nossa alimentação. mas no continente são muito apreciadas.
    kis BFSEMANA
    kis :=)

    ResponderEliminar
  4. Pois é, vocês têm razão! São mesmo vieiras (ou então bem parecidas). Eu já comi em Portugal também mas é como disse a AVOGI, não é uma coisa que os madeirenses tenham o hábito de comer por isso esqueci-me completamente delas, ainda por cima as receitas são diferentes (a que comi é com crème fraiche, para não variar) que nunca mais me ocorreu tratar-se da mesma coisa. Mas pronto, sempre ficámos a saber como é que se chamam em França :p.

    ResponderEliminar
  5. Babe, isto são vieiras...

    E sim, come-se em Portugal ;)

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  6. MAs minha gelatininha estive a ver na net onde embora se diga que não mas há verdades tb há conquilhas e olhando para o nome julgo ser a mesma coisa . agora a diferença entre conquilhas e vieiras nao sei vou ter de explorar novamente mas hoje não tenho tempo . hihihi
    kis :=)

    ResponderEliminar
  7. Eu pelo menos nunca comi isso por aqui. Mas já li que a Buny já comeu por isso é uma questão de quando voltares para Portugal trazeres a receita e fazeres cá :)

    ResponderEliminar