quinta-feira, 28 de abril de 2016

Diferenças culturais que têm saltado à vista desta "pseudo" lisboeta


É engraçado como vivemos num país tão pequeno e, no entanto, não é preciso andar muitos quilómetros para se notarem várias diferenças culturais (neste caso entre Lisboa e Porto).
Fugindo a algumas mais óbvias, uma delas é o facto de muitos desconhecidos tratarem por tu (e atenção que isto não me incomoda minimamente, é só diferente daquilo a que estava habituada em Lisboa - em que, nas raras vezes que tratam por tu, não costuma ser muito bom sinal, ao contrário do que acontece aqui em cima).
Outras diferenças que mais me saltaram à vista foi no ginásio (não sei se será a regra, mas é a experiência que tenho): tanto homens como mulheres têm menos pudores. Os homens porque é vê-los (gordos, magros, novos, velhos), a fazer aulas de Zumba e afins sem qualquer tipo de problema (em dois anos de ginásio em Lisboa acho que não vi mais de dois homens diferentes nas minhas aulas de dança). As mulheres, porque andam de forma muito mais relaxada completamente despidas nos balneários, enquanto que em Lisboa, embora tal também aconteça, é a exceção, e não a regra (da minha parte, confesso que não consigo fazê-lo, e duvido que alguma vez vá conseguir).
Não são coisas que me incomodam, de todo, mas são pormenores que, ao me chamarem atenção, me fazem aperceber do quão "lisboeta" me tornei nos últimos 11 anos.

5 comentários:

  1. As pessoas por cá são mais descomplexadas! Mas diz-me lá: como é que eu lisboa as pessoas se trocam/tomam banho num balneário? Eu sou a nojentinha dos balneários e não me sinto bem a usá-los, mas pensei que era normal as pessoas andarem nuas nessas situações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A parte de tomar banho propriamente dita não suscita problemas porque os duches são individuais e deixas a toalha ao pé do duche. Quanto ao trocar de roupa, só mesmo a roupa interior (ou melhor, as cuecas) é que a visto com a toalha a cobrir-me, não dá assim tanto trabalho e sinto-me mais confortável dessa forma =). E é assim que fazia a maioria das mulheres no meu gym em Lisboa =).

      Eliminar
  2. As pessoas por cá são mais descomplexadas! Mas diz-me lá: como é que eu lisboa as pessoas se trocam/tomam banho num balneário? Eu sou a nojentinha dos balneários e não me sinto bem a usá-los, mas pensei que era normal as pessoas andarem nuas nessas situações :)

    ResponderEliminar
  3. Eu admito que não gosto muito dessa de andarem despidas. Não me incomoda directamente mas sei lá....

    Mas isso da zumba é fixe =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. De cada vez que vou a Lisboa, também reparo em imensos pormenores que nos fazem diferentes =P

    ResponderEliminar