quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Enervantes

São todas as minhas tentativas de ter uma conversa de gente em francês. Só há duas frases que sou perita a dizer (espero que estas ao menos estejam certas, pelo menos ainda não me corrigiram): "je sais pas comment le dire" e "je ne comprends pas".



Não posso dizer "Depois dou-te um toque", tenho que exemplificar (de forma ridícula) e dizer "Je fais comme ça, d'accord?" (e mesmo assim não sei se me fiz entender). Não digo máquina fotográfica. Digo a "coisa" que tira fotos. Não digo aos miúdos que vou metê-los de castigo. Digo que vou ficar muito triste com eles (o que não tem, de todo, o mesmo efeito sobre eles, obviamente). Sim, todos os dias aprendo mais qualquer coisa, mas não dá para decorar tudo duma vez.

Há vezes em que o cansaço já é tanto que eu, que gosto tanto de falar, prefiro remeter-me ao silêncio.

5 comentários:

  1. Depuis/Demain je t'apelle a ton portable..... ou algo parecido........

    ResponderEliminar
  2. Eu e o francês somos unidos pelo ódio... :D boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. força! vais ver que não tarda nada já falas muitíssimo bem e quando voltares já vais estar fluente... aconteceu a todos os que conheço que embarcaram numa aventura dessas para um país com uma língua completamente desconhecida!

    bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Ricardo estou a ver que ainda percebes menos do que eu :p.

    ResponderEliminar
  5. Como te entendo...francês também não é, de todo o meu forte mas aproveita para melhorares e ficares barra!

    ResponderEliminar