sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A nossa aventura pelo Nepal - parte 2 (safari em Chitwan)

Depois de termos passado o primeiro dia completo no Nepal na zona de Kathmandu, no dia 2 de manhã apanhámos um avião rumo a Sauhara para fazer um safari no Parque de Chitwan. 
A distância entre as duas cidades é de aproximadamente 155km, mas as descrições que lemos sobre o trânsito no Nepal (e o estado das estradas), e em particular de e para Kathmandu - com viagens de autocarro a demorar 8 horas (sim, para fazer 155km) - fez-nos optar pelo avião (a viagem não chega a 30 minutos). Pagámos à volta de 100€ por cada uma das viagens de avião (e depois de experimentar as estradas nepalesas, digo que valeu cada cêntimo). O aeroporto de Sauhara é tão moderno quanto o que podem ver nas duas imagens abaixo.

Aquela espécie de "tenda" é a zona de recolha da bagagem.

Do aeroporto de Sauhara a Chitwan são uns 20km, numa viagem que dura à volta de 30 minutos. Ficámos hospedados no Jungle Wildlife Camp, um dos muitos hotéis com vista para o rio e para a selva. Cá está a vista que tínhamos (não dá para ver bem, mas ao fundo estavam elefantes a tomar banho).


























Chegámos a Chitwan sem nada marcado e apercebemo-nos que a maioria das pessoas compram um pacote que inclui alojamento e atividades (mas não nos apetecia fazer todas as atividades, pelo que preferimos marcar só o hotel). Contactei o senhor que nos tinha organizado o passeio da véspera e ele pôs-me em contacto com um amigo da zona que nos fez um pacote de um dia apenas com aquilo que queríamos: passeio de barco no rio e caminhada na selva (de manhã) e safari de jeep de tarde (durou perto de 4 horas). 
Dispensámos o safari em cima de elefantes porque sabemos que os bichos são sujeitos a maus-tratos na preparação para isso (levaram-nos ao "Elephant breeding center" onde são treinados para isso - coisa que eu também tinha dispensado - e só ver os animais presos com pouco espaço para se mexerem já me fez confusão).
Estas são as canoas onde fizemos o passeio no rio. Não inspiram muita confiança (são bastante estreitas e baixas - que é tudo o que nos apetece quando vamos ver crocodilos ;)).

























Cá estão as pessoas a fazer o tal safari em cima de elefantes:


























E cá está um dos vários crocodilos que vimos: 

Também vimos pássaros lindíssimos (mas claro que a emoção não se compara à de ver um crocodilo ou um rinoceronte).


























E era chegado o momento do nosso passeio a pé na selva. O nosso guia virou-se para nós, muito sério, e disse: se virmos rinocerontes e não nos conseguirmos esconder temos que trepar à árvore mais próxima e ficar a um mínimo de 3 metros do chão (what?? devia ter ido para o cross fit). Se aparecerem ursos fazemos um círculo (éramos 3 pessoas...) e fazemos sons altos, para assustá-los. Gelatina Maria pondera dizer que afinal não lhe apetece brincar e quer ir para casa mas lá finge que é valente e faz o passeio todo a rezar para não ver mais do que formigas e lagartos. E assim foi.
























Vesti-me de cores neutras como tinham aconselhado (por causa de não chamar atenção aos animais) e quando cheguei à selva apercebi-me que a minha mochila era...vermelha. Mais discreto impossível.
Depois do passeio fomos ao tal centro de treino dos elefantes, onde me senti muito desconfortável. Não sou a maior apaixonada por animais (tenho medo até de chiwawas) mas o sofrimento animal só para puro prazer humano incomoda-me profundamente. E ler sobre o rigor dos treinos a que são sujeitos para fazer os safaris, e vê-los ali acorrentados com pouco espaço de movimento não foi muito agradável.





No jeep safari, na parte da tarde, conseguimos ver (ao longe e bem escondidinhos) dois rinocerontes (têm que fazer algum esforço para encontrá-los na foto).


























E vimos uma quantidade imensa de veados.


O resto do tempo que passámos em Chitwan foi alternado entre a cama (antes fosse a fazer o que vos ocorreu, mas foi mesmo a definhar) e alguns passeios pelas redondezas.

Mais crocodilos.


























E um pôr do sol bem mais bonito do que aquilo que a fotografia mostra.

Ficámos dois dias e meio em Chitwan, mas - a não ser que queiram passar dias na selva à espera da sorte de ver todo o tipo de animal e mais algum, mesmo os mais raros (tipo tigres) - acho que um dia completo chega na perfeição. 
A parte má de Chitwan? Retirando quando estamos mesmo dentro da selva, em que a vegetação ajuda bastante, o calor era surreal. O real feel era de 40 e muitos graus, e provavelmente por esse motivo no dia em que chegámos adoeci. Não sei bem o que tive, mas foi uma espécie de gripe em que me doía o corpo todo, assoava-me a toda a hora, e não tinha energia para nada. Durou à volta de 3 dias e foi duro. Mas lá me entupi de brufens e afins e consegui desfrutar.
Tivemos um episódio "extra" safari muito engraçado: estávamos a jantar num restaurante na cidade e ouvimos alguém a gritar. O empregado do restaurante saíu disparado a correr porta fora. Nós éramos os únicos clientes e ficámos curiosos para ver o que se passava. Fomos à rua e estava um rinoceronte a desfilar pela estrada, muito compenetrado na sua rota, ignorando tudo e todos. Ainda consegui tirar uma foto (de péssima qualidade) ao senhor namorado com o rinoceronte por trás. E pela reação das pessoas percebemos que aquele tipo de episódio não acontece todos os dias.






















(Eu disse que a foto estava péssima. O raio do bicho decidiu que não lhe apetecia pousar para a foto e não parou nem um segundo)
Apesar de só termos visto crocodilos e (pouquinhos) rinocerontes a nível de animais mais exóticos, a visita a Chitwan foi uma experiência muito interessante.

Parte 1 da viagem aqui.

2 comentários:

  1. sou tão contra as pessoas andarem a passear em cima de elefantes :( por isso não fui a nenhum parque de elefantes, só vi alguns a tomarem banho em "liberdade" no Laos, mas conheci pessoas que foram e que me disseram que eles são mesmo mal tratados :(

    ResponderEliminar
  2. Ai credo, esse aeroporto! =o

    Deve ter sido muito giro, mas eu também não me sinto muito bem perto de animais, no geral =P

    Beijocas

    ResponderEliminar