quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Viajar a tempo inteiro



Há cada vez mais gente por essa internet fora que vive, literalmente, a viajar. Que faz disso vida. E que tem, como está bom de ver, Instagrams do mais lindo e invejável que se possa imaginar.
Como amante de viagens que sou, sigo n contas de viajantes profissionais, que vou usando como inspiração para passeios futuros (e para me frustar um pouco também, naqueles dias em que o trabalho é mais chato e uma pessoa põe-se a olhar para a vida dessas pessoas e a compará-la com o nosso dia-a-dia tão pouco "instagramável").
A propósito desta vida de viajante, no outro dia lia, numa daquelas sondagens do Instagram, a pergunta "Se pudessem viajar a tempo inteiro, optariam por fazê-lo?". Eu respondi "não" mas a grande maioria respondeu "sim". E eu pus-me a pensar se estas pessoas que responderam "sim" já pararam para pensar em tudo o que esse tipo de vida traz consigo. Ou, mais importante ainda, daquilo que que não traz.
Eu sou doida por viagens, se o trabalho e a carteira permitissem faria, de bom grado, o triplo ou o quádruplo das viagens que faço mas...estar sempre a viajar?
Então e aquela sensação - também tão boa - de voltar à nossa casinha? Aquele conforto que só a nossa cama nos traz? E o bom que é estar aninhado no nosso sofá? E poder abrir a porta do vestuário para decidir o que vestir em vez de estarmos confinados a uma mala de viagem?
Já o disse antes, viajar é bem capaz de estar no top 3 das coisas que mais gosto de fazer na vida, mas para mim é como estar de férias...é maravilhoso e sabe (quase) sempre a pouco, mas só é tão bom porque tem data para acabar.

7 comentários:

  1. Concordo. Seria maravilhoso ter oportunidade de viajar sempre que quisesse, só fazer isso se quisesse, mas estar sempre fora de casa é cansativo também. Sabe tão bem termos as nossas coisas ali à mão, o conforto da nossa cama, do nosso sofá. Ir é bom, voltar também. Viajar como profissão deve ser muito chato porque acaba por ser uma obrigação também, como qualquer outro trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Ser viajante profissional não implica estar sempre fora de casa. As viagens longas não são a única forma de conhecer o mundo. Eu gostava de fazer uma viagem de meses e dar uma volta ao mundo, mas queria fazer UMA viagem dessas, não fazê-lo para o resto da vida. No entanto podes ser viajante profissional e fazer apenas uma viagem de 1 semana por mês ou de 2/3 semanas a cada 2 meses e não necessariamente viver 6 meses com uma mochila às costas.
    De momento isso parece um sonho apenas impossível. Mas há quem o faça, e consiga com isso criar conteúdo para todo o ano de trabalho.
    Entretanto continuemos nestes trabalhos aborrecidos das 8 às 5. :(

    ResponderEliminar
  3. Concordo a 100%. Gostava de viajar muito mais. Gosto de conhecer novas culturas. De ver com os meus olhos outros locais, outras paisagens. É esse o encanto de se viajar. A questão é que precisamente como disse: é sempre bom porque tem data para acabar. E sabemos que no final regressamos ao nosso conforto. Às nossas casas, às nossas famílias, ao nosso aconchego.
    Eu também responderia não à opção de viajar a tempo inteiro.
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Para além de tudo o que já referiram aqui, ainda há a parte de estar constantemente a mostrar aos outros o que se está a fazer. Eu não lido bem com esse tipo de exposição (mas deve ser de mim que sou uma ave-rara). Costumo dizer que trabalho para viajar e viajo com relativa frequência tanto a trabalho como a lazer, mas fazer disso vida não era para mim.

    ResponderEliminar
  5. já eu era perfeitamente capaz de passar a vida a viajar! sim é bom podermos ter a roupa toda à disposição e estar no sofá a ver séries, mas quando estive 3 meses fora não senti falta nenhuma disso porque tudo o resto compensava muito, e quando acabou só queria ter continuado lá! mas infelizmente não tenho jeito para blogger nem para ser estrela do instagram, por isso ainda não descobri nenhuma alternativa para poder fazer disso vida :/ a mim a rotina mata-me!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que era capaz de passar metade do ano em viagem e a outra metade em casa, na minha vidinha pacata hehe. Mas sempre em viagem também não dava para mim

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo.
    Se tiv€sse possibilidades, também viajaria muito mais. Nem metade das viagens faço... Mas também estar sempre a viajar... Só se não tivesse mesmo nada que me fizesse voltar.

    Beijocas

    ResponderEliminar