quarta-feira, 11 de março de 2020

Leituras



Factfulness

Avaliação do Goodreads: 4,37/5
Minha avaliação: 5/5

Que livro tão, mas tão interessante! E é tão informativo que arrisco-me  dizer que é daqueles que toda a gente deveria ler. Faz mesmo pensar sobre a visão que temos do mundo (de uma forma bastante otimista, para variar).
O autor, Hans Rosling, é um professor de saúde internacional com uma experiência profissional e de vida riquíssimas, que nos mostra - com base em factos - como o mundo, no geral (em termos educacionais, de distribuição da riqueza, saúde, esperança de vida, etc), está muito melhor do que aquilo que temos tendência a pensar (e que nos mostram diariamente os telejornais). 


O livro que gostaria que os seus pais tivessem lido

Peguei neste "O livro que gostaria que os seus pais tivessem lido" à espera de algo diferente, mais humorístico. Ao início cheguei a arrepender-me de o ter comprado, mas no final da leitura a opinião global é positiva.
A autora é psicoterapeuta, e muito resumidamente aponta a educação que tivemos por parte dos nossos pais como a causa de praticamente todas as nossas "falhas" enquanto pais. Mas faz outra coisa - essa, achei bem mais interessante - que é dar-nos ferramentas para comunicar e entender as necessidades dos nossos filhos numa perspetiva de diálogo e compreensão, tentando evitar aquela postura autoritária do "Fazes assim porque eu sou a mãe/pai e eu é que mando". Claro que este cenário idílico não será sempre possível e haverá crianças mais fáceis de se aplicar estas estratégias que outras, mas é uma abordagem que me parece muito interessante e que vou, definitivamente, (tentar pelo menos) aplicar com o meu filho.



A rapariga do casaco azul

Avaliação do Goodreads: 4,05/5
Minha avaliação: 4/5

"A rapariga do casaco azul" é um young adult que se passa em Amesterdão na época da II Guerra Mundial. É um tema do qual nunca me farto de ler: sobre pessoas que arriscaram a sua vida para ajudar muitas vezes desconhecidos cuja vida foi posta em risco apenas por serem judeus.
Não está no meu top de favoritos sobre o tema, mas foi uma leitura interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário