sexta-feira, 17 de maio de 2019

Diário de uma gravidez #5 - Quinto mês, férias fora do país e a primeira vez que senti o meu bebé

Foi no quinto mês que fizemos a nossa primeira viagem de férias do ano, e a segunda viagem de avião grávida (tinha ido à Madeira em março).
A minha médica não colocou qualquer obstáculo a eu viajar: apenas me aconselhou as regras básicas do senso comum (e para não carregar malas pesadas. eu andei sempre de mochila, e o coitado do homem, para além da sua mochila, lá ia carregando a nossa mala).
Se já é chato para uma grávida não imune à toxoplasmose comer fora de casa no próprio país, no estrangeiro a coisa complica um pouco, porque nunca sabemos se nos fizemos entender, ou o que é que nos chegará à mesa. E quando a viagem dura 10 dias, como foi o caso da nossa, aconselho a que não durmam só em hotéis mas que alternem com alojamentos onde possam cozinhar, para poderem desenjoar e comer frutas, vegetais e tudo o mais que apetecer sem a preocupação de estar ou não bem lavados.
De resto, a únicas diferença que senti em relação a viajar não estando grávida foi a maior necessidade de ir à casa de banho (não exclusiva de viagens, obviamente, mas especialmente chata quando estamos em passeio).




































E foi exatamente no dia em que completámos as 20 semanas de gestação que eu senti, sem margem para dúvidas (já tinha acontecido antes, mas de forma mais ténue e nunca consegui ter certeza que fosse o bebé a manifestar-se), os primeiros pontapés do meu pimpolho. Iamos no carro, numa das nossas longas viagens, quando isso aconteceu. E foi um momento tão feliz, tão emocionante, que fiquei de lágrimas nos olhos. Meu filho querido, que bom que é saber que estás bem.
Tenho a sensação que voltei de viagem com o dobro da barriga com que fui. A quantidade de hidratos, principalmente ao jantar, a que não estou habituada, devem ter dado uma grande ajuda. E se nos primeiros três meses praticamente não aumentei de peso, chegámos aos 5 com mais 5 kg. A ver vamos se a coisa não começa a descambar (até porque ainda nos esperam 10 dias em Itália para breve).

Sem comentários:

Enviar um comentário