quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Planear tudo ou deixar andar

Imagem daqui.

Uma das características de personalidade mais vincadas que tenho (e que ando a tentar amenizar) é ser uma control freak. Sinto uma necessidade enorme de ter tudo planeado, não gosto de mudanças de planos à última da hora e quando não corre tudo como previsto, dependendo do assunto, lá se apodera de mim um sentimento de frustração.
Em termos de viagens, confesso que normalmente quem trata da parte mais chata (seguros, vistos, transportes de um lado para outro, e outras burocracias) é o senhor namorado, enquanto eu me vou deslumbrando com imagens e anotando os nomes de tudo o que quero ver (e depois lá vem a voz da razão - aka senhor namorado - trazer-me de volta à Terra e dizer o que é que é viável em termos financeiros e geográficos). Mas desta vez o senhor namorado anda com menos tempo que o costume e - verdade seja dita - também mais preguiçoso, pelo que a ansiosa crónica que habita em mim decidiu tomar as rédeas da situação e tratar, inclusive, da parte chata.
No meio disto tudo, e como na nossa próxima viagem, para o Nepal, vamos por nossa conta, diz-nos a nossa experiência (nomeadamente no Peru) que comprar passeios específicos no próprio país, a agências locais, sai mais barato do que comprá-las previamente online. Mas e como é que fica a control freak que há em mim no meio disto tudo? Pois.
Já reservámos (e pagámos o sinal) do trekking de 4 dias que vamos fazer nos Himalaias (porque é um programa que faço mesmo muita questão de fazer e recuso-me a suportar os 1% que seja de probabilidade de chegar ao Nepal e me dizerem que já não há disponibilidade de fazer o passeio que queremos, na data específica que queremos). 
Já os passeios restantes, e por muito que me esteja a custar (oh se está!), vamos esperar para marcar lá. Porque num país que é suposto ser super barato (com hotéis medianos com diárias de 20€) estar a comprar passeios de um dia a quase 50€ ou até mais não faz sentido, e com certeza conseguiremos mais barato se comprarmos só quando lá chegarmos (fazê-los por nossa conta não é opção porque ao que parece Kathmandu é absolutamente caótico e Chitwan - o parque onde vamos fazer o safari - tem animais selvagens à solta, pelo que também é capaz de não ser boa ideia irmos sozinhos). 
E se não houver o passeio x, haverá o passeio y ou o z. Fechados nos hotéis não haveremos de ficar.

7 comentários:

  1. Eu também sou assim, tenho que ter tudo planeado e controlado.

    Estou a tratar da minha primeira viagem com mais 4 pessoas e sou eu a única responsável por tudo. Até estou a gostar do processo, a compra dos bilhetes, reserva de hotéis, foi relativamente fácil. O problema é planear o que lá fazer nos dias que vamos. Sei o que queremos ver, mas estar a planear dia após dia ainda custa (e ainda não fiz, tenho adiado muito, mas também ainda temos muito tempo!). Mas, enfim, mesmo não desgostando deste processo (ao menos sei que tudo está controlado!), gostava mesmo é que alguém tratasse de tudo e a minha parte era só ir e aproveitar. Sem chatices, sem pesquisas, sem nada. Ir e pronto. Quem vai comigo é que tem sorte. É só fazer a mala e meter o rabinho no avião :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu adoro planear tudo, se me pagassem para fazer isso para outras pessoas era feliz :D

      Eliminar
  2. É sensato em termos financeiros esperar para reservar lá. Fiz isso apenas uma vez, quando acompanhei durante mais de duas semanas a minha irmã que se foi instalar para seis meses de Erasmus em Santiago do Chile. De todas as outras nunca arrisquei por um único motivo, falta de tempo. Normalmente tenho um e um único dia para fazer x e tenho sempre medo de por algum motivo estar cheio/só haver no dia seguinte... blabla. Claro que esta preocupação é com um passeio mais especifico. Se for um city tour de meio dia não me preocupo muito com essas coisas. Mas estás no caminho certo, heheh. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. se for como nos países onde estive, é super fácil marcar tudo lá e há milhares de agências a oferecer os mesmos passeios, há sempre lugar! eu também sempre programei ao milímetro o que ia fazer dia a dia quando fiz viagens na Europa, mas na Ásia soube mesmo bem andar ao sabor do vento, e nem me custou nada :)

    ResponderEliminar
  4. Oh meu Deus, sou como tu. É horrível.
    Mas seja em viagens, como planear um simples fim-de-semana.

    Mas no caso da viagem, acho que todo o planeamento é sempre pouco =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Viagem de sonho! Fico a aguardar as fotos.

    ResponderEliminar
  6. Já nós aqui por casa somos mais adeptos do lastminute. Numa das nossas mais recentes "loucuras" resolvemos aproveitar algumas milhas que tinhamos e apanhar o avião nesse mesmo dia para Amesterdao e sem reserva de hotel. Mas era um destino que ja conheciamos e onde sabíamos que nao teriamos dificuldades de maior. No entanto, e na minha opinião, planear com tempo normalmente acaba por compensar do ponto de vista economico.

    ResponderEliminar