sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vais passar a Páscoa à Madeira? E planos para estes dias, tens?



Foram perguntas que me fizeram várias vezes nos últimos dias. Desde que trabalho (ou seja, desde 2012) que não passo a Páscoa na Madeira. Atendendo a que a minha família não comemora a data com grandes festejos, e que o preço dos bilhetes de avião nestas alturas passa para o dobro, prefiro pagar metade do preço e ir lá passar um fim-de-semana daqui a umas semanas (a passagem já está comprada, e mesmo assim o "barato" raramente me sai a menos de 100€). 
Lembro-me que em 2012 também me fizeram esta mesma pergunta e senti uma espécie de estranheza por parte das pessoas quando respondia que não, não ia à Madeira nem tinha planos. Quase como se estivessemos a falar do Natal e fosse a coisa mais estranha do mundo eu ficar "só e desterrada" por Lisboa. Depois desse ano e até ao ano passado, tanto quanto me lembro, passei todas as Páscoas em Braga com a família do senhor namorado. Mas este ano tal opção não me pareceu fazer grande sentido, e aqui estou, cinco anos depois, a passar a Páscoa outra vez em Lisboa, com muito poucos planos (para além de um almoço no domingo de Páscoa) e em modo "casa vazia" (assim numa espécie de estágio para os tempos que se avizinham). A (tentar pelo menos) combater um sentimento que me assusta, e com o qual tenho que aprender a lidar melhor: a solidão. 
Está um belo fim-de-semana para ver se começo a habituar-me à ideia e a fazer-me à vida. A convencer-me que a minha felicidade não tem que depender de ninguém que não seja eu própria. Por mais que custe, por mais que doa. Vamos a isso! [tentar, pelo menos]
A quem vai comemorar: boa Páscoa. Aos outros, bom fim-de-semana, aproveitem-no da melhor forma que conseguirem. Eu vou (tentar) fazer o mesmo. 

10 comentários:

  1. Gelatina desculpa a pergunta mas o teu namorado tem aparecido em algumas fotos... Puseram um ponto final definitivo?
    Desculpa mesmo, não quero fazer uma pergunta íntima, mas como vamos acompanhando, fiquei confusa agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a curiosidade de quem me segue e não gosto de ser tão misteriosa (porque não gosto quando acontece o mesmo com pessoas que sigo) mas há coisas que não me sinto confortável em partilhar e espero que percebam.
      Não há ponto definitivo ainda, estamos numa fase em que precisamos de (sozinhos) pensar um pouco na nossa vida e perceber o que é que realmente queremos,e vamos fazer isso muito em breve (ainda não se proporcionou por motivos que não me apetece abordar).
      Beijinho

      Eliminar
    2. Compreendo e muito obrigada pela tua resposta.
      Vai tudo correr bem :)

      Eliminar
  2. Não acho que a Páscoa tenha a "dimensão" do Natal. Religião à parte, se é que se pode separar religião de um acontecimento religioso em si mesmo, as próprias tradições e o espírito que se vive não é bem a mesma coisa. Para mim, não tem nada de mal não estar com a família neste dia. Também não ligo por aí além a este dia, daí falar assim.

    Acho que fazes muito bem em ficar por cá e aproveitares estes dias para pores a cabeça no lugar. Boa Páscoa, ainda assim :)

    ResponderEliminar
  3. Vão-te fazer bem estes dias :) Quem sabe se não percebes que afinal nem custou assim tanto estares só contigo :)

    ResponderEliminar
  4. Na minha família não ligamos muito a esta data mas vamos aproveitar e almoçar juntos. Espero que o teu dia corra bem =)

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso vim para casa porque gosto de estar com eles, mas nem fazemos nada de especial =)
    Não te preocupes com o facto de não teres planos. Qualquer coisa se arranja, certo?
    Vai tudo correr bem, acredita nisso, porque é nisso que acredito também =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Tu és uma guerreira. Beijinhos especiais e força! :)

    ResponderEliminar
  7. Aqui em casa a Páscoa também não é muito comemorada.
    O que interessa é que tendo companhia ou não, aproveites bem os dias e sejas feliz.

    Conterrânea M.

    ResponderEliminar