segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Momento doce do dia

A minha mãe tenta disfarçar, mas cada vez que me vê entrar na cozinha dela preparada para meter as mãos na massa começa com palpitações. Se há assunto em que ela não consegue deixar de olhar para mim como uma eterna criança é este, nada a fazer.
E é vê-la a querer meter sempre a colher em tudo o que eu faço (vais pôr 200gramas? mete antes 199. vais usar essa farinha? usa antes esta. e por aí adiante). E a torcer o nariz às minhas (tentativas de) inovações. E a tentar demover-me subtilmente (ah vais fazer bolo de maçã para levar para a casa da avó? olha que engraçado eu vou fazer tarte de maçã. o quê? duas sobremesas de maçã? oh não tem nada a ver, são tão diferentes - como se eu não percebesse que é para garantir que vai haver qualquer coisa comestível de maçã).
Mas hoje a saudade de cozinhar falou mais alto e então aproveitei que ela estava entretida e fechei-me à socapa na cozinha para garantir que ia sair dali uma receita 100% made by Gelatina.


O resultado foi um crumble de pêra que, modéstia à parte, ficou uma maravilha (não em aspecto, claro, mas isso pouco me importa).


Cá está a receita se quiserem fazer uma sobremesa deliciosa e super fácil:
- 5 pêras maduras (cortadas aos bocados pequeninos e dispostas no fundo da travessa, regadas com um pouco de Vinho Madeira (ou Porto) e polvilhadas com canela em pó)
- 200gr de manteiga (eu usei Becel vegetal porque é mais saudável e fica bom na mesma)
- 200gr de açúcar
- 400gr de farinha
(amassar estes três ingredientes e espalhar em cima da pêra e depois cobrir com canela em pó)
Vai ao forno até a massa ficar crocante (35-40 min a 200ºC)

8 comentários:

  1. Mas que bela ideia tu me deste. Vou pôr-me a fazer um de maçã :)

    **Beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. Tenho tantas peras em casa: vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  3. Eheh já apontei a receita, vou experimentar :D
    Tenho uma mae lá em casa assim tb...
    Obrigada
    Bjkas

    ResponderEliminar
  4. Adoro crumble... e tenho por aqui muita pêra a precisar de ser usada.

    ResponderEliminar
  5. Humm..quero provar....e quero dizer...que ERAS EXACTAMENTE assim na cozinha comigo :P...é o karma :P...assinado:...Maria Vingada :P

    ResponderEliminar
  6. Ups...e não é que tens razão? Pronto, então estou a pagar pelos meus "pecados". Mas eu compenso-te com o crumble, boa :p?
    Beijão pra ti*

    ResponderEliminar
  7. tem de ser ENORMEEEE eheheh :P ****

    ResponderEliminar