segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Diário de uma mãe de primeira viagem #12 - Fomos a uma consulta de sono

Com o aproximar dos 4 meses de vida do Gustavo e a constatação de que o sono dele nunca esteve tão mau, decidimos marcar uma consulta de sono infantil. Eu tinha referência de três especialistas cujo trabalho acompanho e aprecio (nas redes sociais, no caso das duas primeiras, e nos livros publicados, no caso da última): a dra. Andreia Neves (dá consultas no Centro Pré e Pós Parto, mas como é do Porto penso que seria mais complicado arranjar vaga), a dra. Mafalda Navarro (que dá consultas na Clínica da Criança e do Adolescente, e é psicóloga clínica especialista no sono do bebé), e a terapeuta de bebés Constança Cordeiro Ferreira (dá consultas no Centro do bebé). Mandei email para os três locais a pedir informações, e marquei com o primeiro que me respondeu: a Clínica da Criança e do Adolescente.
Independentemente dos efeitos que a consulta possa vir a ter a nível do sono do Gustavo (escrevo o início deste post dois dias depois da consulta), posso dizer que adorei a consulta e aprendi coisas essenciais sobre o meu filho (e não necessariamente diretamente relacionadas com o sono dele). Algumas delas aparentemente tão óbvias que me deixaram algo frustrada a pensar 'Porra, como é que isto é tão evidente e eu não via?".
Dizem os entendidos que os bebés comunicam todas as suas necessidades e nós 'só' temos que aprender a linguagem deles. É tão verdade...e tão fácil e tão difícil ao mesmo tempo.
Antes de mais devo dizer que continuo a achar que muitas das vezes em que o Gustavo acorda demasiado cedo das sestas (ou até dos sonos da noite, às vezes) o que o motiva são as cólicas e quanto a isso só nos resta esperar que passem. Mas quanto ao resto...
O Gustavo estava a mamar em média 10 vezes por dia (façam contas às horas que tem um dia e vejam lá a minha vida), sendo que durante o dia raramente fazia intervalos de 2h30m sem mamar. A dra. Mafalda disse que com 4 meses ele já aguentaria bem 4 horas sem comer (a relação disto com o sono da noite, em que ele ainda acorda 3 vezes para mamar? Pode ser por estar habituado a mamar com muita frequência durante o dia - e não necessariamente por fome - que ele acorda tantas vezes de noite). Eu fiquei meio em choque e o meu primeiro pensamento foi 'Mas como???'. Ora, na verdade eu continuo (continuava?) sem saber ler bem os sinais de fome do Gustavo e então quando passava das 2h sem comer e eu via que ele começava a ficar mais chatinho dava-lhe maminha. E dava apenas uma maminha em cada refeição, apenas porque em tempos oferecia a outra mama depois da primeira e ele rejeitava.

Fotografia tirada no primeiro dia do ano, no passeio (tão bom) que fizemos à Costa da Caparica.



O Gustavo mamou durante a consulta. Depois de dar uma maminha, a dra. sugeriu oferecer a 2a e ele... aceitou de bom grado. E adivinhem daí a quanto tempo voltou a mamar? 4 horas. (Eu sei, lendo isto de fora também diria 'Mas esta pessoa precisou de pagar a uma especialista de sono para perceber isto?'. Pois bem, meus amigos, a resposta é sim.).
Em relação às sestas diárias, dissemos à dra. Mafalda que o Gustavo fazia à volta de 5 micro sestas de 30/45 minutos. Ela sugeriu passarmos para 3 sestas de duração maior, sendo que deveríamos voltar a adormecer o Gustavo quando ele acorda ao fim das micro sestas (há bebés que fazem micro sestas e são suficientes para eles. O facto de o Gustavo acordar várias vezes durante a noite poderá ser sinal de que não está a dormir suficientemente durante o dia. Parece contraditório, mas segundo os especialistas quanto pior os bebés dormirem de dia, pior dormem de noite porque estão demasiado cansados para conseguir fazê-lo sozinhos e então acordam, mesmo querendo/precisando efetivamente de dormir). Ora antes, quando ele acordava sem reclamar eu assumiu que ele tinha dormido o que precisava. Aparentemente não é verdade, porque tenho tentado voltar a adormecê-lo e guess what? Volta a dormir em poucos minutos (às vezes um minuto ou dois), sem reclamar e aguenta até duas horas a dormir no total.
A verdade é que o motivo principal que nos levou à consulta foi o quão penoso tem sido adormecer e manter os sonos do Gustavo durante o dia (porque só adormece ao colo - e pior que isso, temos que estar de pé, de preferência a subir escadas ou simular esse movimento - e quando o pousamos não aguenta muito tempo) e o nosso objetivo era (é) que ele consiga adormecer deitado na caminha dele. Mas a dra. sugeriu começar pelas mudanças que falei anteriormente (mais espaçamento entre refeições e tentar prolongar a duração das sestas e reduzi-las em quantidade) e depois então focar nesse objetivo. E a nós fez todo o sentido, até porque estes passos deverão facilitar o atingir desse nosso objetivo 'final'.
Trouxemos então o 'tpc' para casa e marcámos nova consulta para dali a três semanas. Para já posso confirmar que sim, o Gustavo aguenta 4 horas seguidas sem comer durante o dia e sim, dorme sestas de 2 horas ou mais (ao colo, mas dorme).
Voltarei em breve com novidades sobre este assunto. Até lá torçam por nós, que bem precisamos. 

2 comentários:

  1. Acredito que seja uma fase difícil e de muitas dúvidas, pelo que fizeram lindamente em procurar ajuda. Por vezes, o que parece óbvio, não é tão óbvio assim para quem está envolvido no problema. Ainda bem que já estão a ver resultados :)

    Fico a torcer muito!

    ResponderEliminar
  2. Muita força nesta hora!!
    (Estou a aprender imenso! ^^)
    Gostei do blog!

    ResponderEliminar