quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Diário de uma mãe de primeira viagem #10 - Os três meses do Gustavo (e novas rotinas)

Foi por volta do meio do mês de dezembro que comecei a notar que o Gustavo já tinha um padrão de sono: começou a dormir 10/11 horas de noite (embora com 3 despertares pelo meio) e a fazer uma média de 5 sestas por dia (normalmente são micro sestas que duram entre 30 a 45 minutos. o que fazemos é tentar que ele não esteja acordado mais de 1h30m entre elas - normalmente a partir daí começa a ficar chatinho e torna-se mais difícil adormecê-lo). 
Uma ferramenta que me tem ajudado imenso a monitorizar sonos e refeições do Gustavo, e que me permitiu aperceber-me mais facilmente destes padrões do sono do Gustavo, é uma app que uso e que amo: chama-se Baby Tracker e marco lá sempre que o Gustavo mama, sempre que faz cocó/xixi, quando e tempo tempo dorme, banhos, vitaminhas (para não me esquecer de as dar) e até posso anotar mais dados mas são estes os que acho relevantes e que anoto. Recomendo imenso a pais nos primeiros meses de vida dos bebés, mesmo - numa altura em que o nosso cérebro está tão cansado, qualquer ajuda é bem-vinda.


Depois de voltarmos da Madeira, e porque o tempo colaborou (a chuva foi-se embora e vieram dias de sol), instituí uma nova rotina cá por casa nos dias de semana, que é dar um passeio de carrinho nas redondezas de casa (vamos ao supermercado comprar pão, ao parque) na altura do terceiro sono do Gustavo: é da maneira que arejo e que não tenho que adormecê-lo (já que esta é a única forma de ele adormecer durante o dia que não seja ao colo). Isto também se deveu ao facto de eu ter recuperado alguma energia pelo facto de o Gustavo já dormir mais horas de noite: é verdade que custa horrores ter que acordar para dar de mamar, mas deitando-me cedo, e enquanto não estou a trabalhar, vou conseguindo perfazer 6/7 horas de sono. Algumas vezes dá-me para ter insónias depois do segundo despertar da noite (a mim e ao pai da criança) que duram mais de 1 hora - é absolutamente horrível, principalmente numa fase e que queremos aproveitar todos os minutos de sono da criança.
Mas bem, isto para dizer que por volta do terceiro mês de vida do Gustavo - e apesar de ser muito duro ter que adormecê-lo várias vezes ao dia, e de ele fazer micro sestas - recuperei alguma da minha energia e começou a ser mais fácil aguentar a exigência do dia-a-dia com o meu filhote. 

1 comentário: