segunda-feira, 29 de abril de 2019

Diário de uma gravidez #4 - Quarto mês, apetites e sintomas

O quarto mês, à semelhança dos anteriores, foi muito tranquilo. Não fosse a barriga cada vez mais saliente e quase que me esqueço que estou grávida. Bem...sintomas até tenho tido, mas coisas pouco comuns (e também pouco incómodas) das quais em nunca tinha ouvido falar, e só depois de senti-las e pesquisar é que me apercebi que não sou a única.
Apesar de a primeira médica que consultei ter feito um ar muito pouco crédulo, juro-vos que tinha a minha miopia estabilizada há anos (e o oftamologista disse que, à partida, quando estabiliza após dois anos, já não volta a piorar) e desde que estou grávida (bem desde o início) vejo pior. Da pouca informação que encontrei sobre o assunto, diz que pode sim haver alterações da córnea durante a gestação, e que deve voltar ao normal daqui a uns tempos. É esperar para ver.
Outra novidade na minha vida desde há coisa de um mês e pouco é que agora ressono (desculpa amorzinho!). Diz que se chama "rinite gestacional", atinge à volta de 30% das gestantes, e tende a piorar no final da gravidez (desculpa amorzinho, parte II). Não tenho sintomas de constipação, isto já dura há mais de um mês mas o facto é que não sinto a respiração 100% fluida nem durante o dia. Diz que está relacionado com o aumento de estrogénio e de fluxo sanguíneo.




































Barriga de 17 semanas.

Em termos de apetites, estou menos saudável do que antes de engravidar: deixou de me apetecer comida vegetariana e, em compensação, tenho mais vontade de comer carne (e não tenho contrariado isso). E tenho uma vontade danada de enfardar açúcar (tenho tentado fazer bolos saudáveis e afins, mas aos fins-de-semana não resisto e ataco à séria).
Tenho mais apetite e como mais, mas como continuo a treinar (treinos adaptados, prescritos pelo meu PT, sendo que continuo a treinar com ele uma vez por semana) não é coisa que me preocupe.
Nos primeiros três meses não ganhei peso, mas no quarto mês ganhei quase 3 kg. Vamos lá ver se a coisa não descamba, que eu gostava mesmo de não exceder os 11kg recomendados.

Sem comentários:

Enviar um comentário