terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Leituras


Fharenheit 451

Avaliação do goodreads: 3,98/5
Minha avaliação: 2/5

Uma das minhas resoluções dos últimos tempos (não lhe vou chamar de ano novo porque não as fiz) foi deixar de me obrigar a ler livros até ao fim quando não estou a gostar deles (normalmente é coisa para me desmotivar e deixar arrastar as leituras durante eternidades). E foi isso que - orgulhosamente, devo dizer - fiz com o Fharenheit 451. Tinha este livro na minha lista de leitura há anos - já não me lembro porquê - e a avaliação do Goodreads não é má (tem 3,98/5) mas, senhores, como foi dolorosa a minha tentativa de ler aquilo. O livro é pequeno, não chega às 200 páginas, e como estava na biblioteca comum que tenho com alguns colegas de trabalho, achei que seria uma boa companhia para as viagens de comboio que fiz para Braga no fim-de-semana passado. Moral da história: li 40 e poucas páginas.
Para começar, é um livro de ficção científica: nada contra, mas realidades paralelas normalmente não são a minha onda. Gosto de cenários mais realistas e verosímeis. Para além disso, o livro está escrito de uma forma pouco fluída, que obriga a uma grande concentração, e para isso já me basta o meu trabalho. Eu gosto de ler para relaxar e ter um momento de prazer, não é para ter que fazer um esforço enorme para acompanhar a história. Pelo que, correndo o risco de ter desistido demasiado cedo, nem ao meio do livro cheguei (belo desperdício de 8 horas passadas dentro de comboios).


A Ponte Invisível

Avaliação do Goodreads: 4,19/5
Minha avaliação: 4,5

Comprei este livro numa feira num centro comercial em Braga. É um calhamaço, custava uma pechincha (7,5€), vi o tema (II Guerra Mundial e judeus), fui ao Goodreads, vi a avaliação e pronto: fiquei mais do que convencida.
Como digo sempre, eu sei que é dos temas mais batidos da literatura, mas por mais livros que leia sobre o tema continua a ser dos que mais me tocam pelo que nunca me canso de ler sobre o assunto. Até porque, no que toca a literatura, eu sou fã de drama, pelo que este tema dificilmente me desilude.
Sabem quando chegamos ao fim de um livro e sentimos um aperto no coração? Porque vamos ter que nos despedir da história e dos personagens? Foi assim que me senti quando acabei este livro. Já tinha saudades desta sensação tão boa. Adorei a história, a escrita, tudo! Recomendo tanto esta leitura!


7 comentários:

  1. Vi no teu Instagram esse ultimo livro e agora que sei qual é o tema fiquei curiosa =P sim, é um tema muito batido, mas eu adoro!

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nenhum, mas acho que já vi o 1º por casa de minha mãe.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Olá! Sou de Braga! :) Foi no stand com livros do Minho Center que compraste "A Ponte Invisível"? Beijinhos, Luciana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luciana! Sim, foi nesse stand mas já foi há algum tempo. De qualquer forma fui ver ao site da fnac e lá o livro custa 10€, que continua a ser um preço ótimo atendendo a que o livro tem quase 800 páginas e é tão bom (na minha opinião, claro 😊).
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Opah o Fharenheit 451 é o meu próximo, custa assim tanto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim custou, mas depende se és apreciadora do género ou não.
      De qualquer forma não é um livro grande por isso se fores como eu era até há pouco tempo e fizeres questão de acabar o livro independentemente de estares a gostar, não será um sofrimento muito prolongado :p.

      Eliminar