quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Paris #3

No domingo aproveitámos o facto de, por ser o primeiro domingo do mês, a entrada na maior parte dos museus ser gratuita, para tentar visitar o Louvre. Chegámos pouco antes das 10h e fomos de metro, o que permitiu que entrássemos diretamente no edifício sem esperar na rua, à chuva. Havia uma fila jeitosa de pessoas, mas andava super rápido, pelo que devemos ter demorado uns 15 minutos, se tanto, para entrar.
Uma vez dentro do Louvre, tratámos de "despachar" logo a Mona Lisa (que acho que deve ser uma desilusão para 99% das pessoas, ainda para mais quando os restantes quadros do museu têm dimensões gigantescas e aquele é tão pequeno) e passámos a manhã a visitar uma parte do museu.

Uma dica que deixo a quem por lá andar à hora das refeições é aproveitar o centro comercial (subterrâneo) que existe ao lado (chama-se Carrousel du Louvre) para almoçar. A zona da restauração tem várias opções e a preços bem mais simpáticos do que nos restaurantes (os menús rondam os 15 por pessoa, com bebida incluída). 
A nossa única experiência num restaurante "verdadeiro" foi no Café Artcurial e custou-nos uma pequena fortuna, e a comida nem era nada doutro mundo (ainda para mais fiz a marcação porque vi uma promoção de 40% no The Fork, e quando chegou a conta para pagar é que percebemos que - apesar de não constar das condições da oferta, que eu confirmei depois - o desconto obrigava-nos a pedir entrada ou sobremesa, sob pena de termos que pagar a totalidade do preço, sem desconto).
Na parte da tarde tentámos ir ao Museu d'Orsay mas a fila para entrar era enorme, pelo que optámos por visitar o Palácio dos Inválidos (que tem o Museu do Exército e uma igreja onde está o túmulo - gigantesco - de Napoleão. A entrada aqui era paga (12€ por pessoa).


Ao final da tarde fomos ter com a minha amiga russa e o marido e jantámos na casa deles (para quem anda por cá há menos tempo, foi uma amizade que fiz em França, em 2011, quando fui au pair por lá, e no ano passado, no verão, fui à Rússia, ao casamento dela [os posts andam por aqui] - ela casou com um francês e vivem nos arredores de Paris). E fomos tão, tão bem recebidos! 
Oferecemos-lhes uma garrafa de vinho Madeira e três latas d'A conserveira: uma de atum, uma de polvo e outra de bacalhau à lagareiro (nunca comi tal coisa enlatada, espero que seja bom!). E tive direito a duas prendas completamente inesperadas (disse ela que é a de natal e a de aniversário): um livro em francês e umas latinhas do meu adorado crème de marrons para fazer iogurtes.
Começámos o jantar à volta de uma mesa recheada de ovas de salmão (muito típico da Rússia), foie gras (que eu não cheirei sequer, que não gosto daqui), pickles (os cornichons, que também são muito típicos de França) e champanhe (sim, logo para entrada). Seguiu-se uma sopa de abóbora, um boeuf bourgignon com batatas e, para sobremesa, um macarron gigante de pistacho (tão bom!).

E dou por terminado o relato da viagem a Paris. Se tiverem alguma questão específica perguntem à vontade na caixa de comentários, sim?

2 comentários:

  1. Quando lá fui tive a sorte de ser menor de 25 anos de idade e acabei por não pagar nadica de nada em praticamente quase todos os museus que fui. A comida, 90% das vezes comemos "comida de casa" porque depois de ter ido a um café e a um restaurante, fiquei traumatizada com o preço ahahah.
    Macarron de pistácio omg.. adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Dás excelentes dicas aqui. Muito bom =)
    Eu tenho vontade mesmo é de lá ir =D

    Beijocas

    ResponderEliminar