terça-feira, 8 de agosto de 2017

Leituras

Quatro livros em menos de dois meses, temos avanços!


"Afirma Pereira" é a história solitária de um velho jornalista, passada na época da ditadura salazarista. Apesar do tom melancólico e da temática, lê-se muito bem (e rapidamente, fi-lo nas viagens de avião de ida e volta a Itália, em junho).


"História da menina perdida" é o quarto livro da tetralogia "A amiga genial", da Elena Ferrante. Apesar de não ter adorado o primeiro livro da tetralogia, depois fui-me afeiçoando às personagens (numa espécie de amor-ódio com algumas) e a cada volume a vontade de conhecer o desenrolar da história foi aumentando. Apesar de os finais pouco definidos me chatearem sempre um bocadinho (tanto tempo à espera  de certas respostas e no fim não as temos?!), gostei muito deste quarto volume e da tetralogia.


Peguei neste "Viver depois de ti" com algum receio de me deparar com o belo do cliché das histórias de amor. E apesar de a história ter o seu quê de clichê (que tem), cheguei ao final do livro lavada em lágrimas, que é (para quem não sabe) fator determinante para qualquer livro ou filme ser automaticamente merecedor de cinco estrelas da minha parte. É uma história comovente que nos faz refletir, nomeadamente no rumo que damos à nossa vida.


Estava na Madeira "órfã" de livro depois de ter acabado o "Viver depois de ti" mais depressa do que esperava e fui à biblioteca dos pais. Encontrei este "As loucuras de Brooklyn", do Paul Auster, que conta a história duma família americana e das pessoas que partilham com eles o dia-a-dia, cada uma com as suas peculiaridades. Não tendo sido fascinante, foi uma leitura agradável.

1 comentário:

  1. Só conheço o "viver depois de ti" e só o filme. Gostei bastante =D

    Beijocas

    ResponderEliminar