segunda-feira, 20 de maio de 2013

Leituras

Este livro relata as vivências de um jovem alemão residente na Roménia, que é levado para um dos campos soviéticos de trabalho forçado (Gulag), entre os anos de 1945 a 1950.
Comprei o livro por curiosidade em conhecer a escrita de alguém merecedor de um Nobel, e porque é um tema que me cativa.
A senhora escreve bem, sem sombra de dúvida. É um romance poético, com uma escrita muito metafórica (que obriga a uma grande concentração)...e que não é, de todo, um tipo de escrita que eu aprecie.

Finalmente li Ken Follett e percebi porque é que é tão idolatrado pelos amantes de leitura. É que o senhor consegue prender-nos mesmo à história, ficar com o coração nas mãos, em completa ansiedade, literalmente até à última página. Pelo menos foi o que me aconteceu com este livro, que "despachei" em cinco dias. Muito bom!

Outro escritor tão falado nos últimos tempos e que eu também ainda não conhecia. Este livro gira em torno da vida de um judeu nos Estados Unidos, nas décadas de 50 e 60, e da sua obsessão pelo sexo.
Gostei muito do tom irónico que está presente ao longo do livro, mas confesso que certas descrições de carácter sexual quase que me deixaram mal disposta pela forma como o protagonista as descreve (e não, não sou eu que sou púdica, é mesmo o protagonista que é tarado sexual).

Comprei este clássico há uns meses, antes de saber que iam fazer (nova) adaptação para cinema (e, mesmo sem ter visto o filme, foi impossível não dar as caras do filme aos personagens).
Gostei da escrita, gostei da história. Resumindo, gostei muito do livro.

2 comentários:

  1. eu li o Gatsby há uns anitos e não achei muita piada, tenho que reler

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou ter de deixar de ler aqui as críticas literárias. É que de vez em quando fico logo convencida para comprar certos livros.

    vou ter de ler Ken Follett (não li nada dele) e vou ter de comprar esse livro do Philip Roth!

    :)

    ResponderEliminar