segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Diário de uma gravidez #16 - 37 semanas


37 semanas: aquele marco temporal que dita o momento a partir do qual o nosso bebé já pode nascer "à vontade" porque, à partida, já está completamente formado e é considerado bebé de termo.
Ao longo da gravidez convenci-me que este meu filho me vai fazer esperar até depois das 40 semanas para vir cá para fora. E a minha médica corroborou que uma gravidez como a minha, sendo a primeira, tem tudo para chegar efetivamente às 40 semanas (ou lá muito perto). 
Mas tenho que confessar que desde o dia em que atingi as 37 semanas (5a feira passada) a tranquilidade do "ainda falta" deu lugar a uma ligeira ansiedade de pensar que pode ser a qualquer momento.
Fiz o meu primeiro CTG na 4a feira passada (para quem não sabe é um procedimento que se faz a partir das últimas semanas de gravidez - ou mais cedo, nas gravidezes com complicações - que visa avaliar o bem estar fetal e as contrações). Na altura, a enfermeira disse-me que o mais normal era eu ainda não ter sentido contrações até ali. Pois que na noite de 5a para 6a (acho que) senti a primeira. Acordei a meio da noite com uma dor muito semelhante às dores menstruais (a um nível de 3 numa escala de 0 a 10), mas apenas no lado esquerdo, e que durou uns minutos. Achei que as contrações teriam uma localização e duração diferente, fiquei ligeiramente assustada sem saber bem se deveria fazer alguma coisa, mas a dor lá passou e eu voltei a adormecer. Duas noites depois voltei a sentir uma dorzita do género. 
E apesar de saber que há quem comece a ter estes sinais muito antes (semanas) de chegar o momento do parto, deu-se ali um clique de que pode mesmo acontecer a qualquer momento. E com o clique veio o medo, o nervoso miudinho.
Neste momento vivo uma bipolaridade em que num minuto estou a comentar que este filho não pára quieto (soluços principalmente, é uma festarola) ou me deixa a barriga com os formatos mais estranhos e desconfortáveis, e no seguinte estou a pensar se estará tudo bem porque ele não se mexeu nos últimos minutos. Num minuto estou a tentar levantar-me do sofá ou da cama mais desajeitada que um elefante e a dizer mal da minha vida, no seguinte estou a pensar em como é bom ter o meu filho aqui dentro de mim, protegido do mundo. Num minuto estou a olhar para o guarda roupa e a queixar-me que já não aguento mais vestir sempre a mesma roupa, no outro fico nostálgica de pensar que ainda vou ter saudades desta barriga.
Temos data prevista para o parto no dia 19 de setembro, mas se eu pudesse escolher o meu Gustavo chegaria na semana anterior para poupar a sua mãe à ansiedade dos últimos dias (ou até de uma indução). A ver vamos se a vontade dele coincide com a minha...

8 comentários:

  1. Que maravilha, está mesmo quase =D

    Uma hora pequenina =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que linda barriguinha, tenho saudades das minhas :-)
    A princesa mais velha nasceu quando faltava 1 dia para fazer as 38 semanas e a segunda quando faltavam 3 dias para as 40 semanas, de ambas fui para o hospital com bolsa rota. Tranquilidade é o principal para que tudo corra bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada 😊! Espero que o meu filhote também chegue antes das 40 semanas...veremos 😊! Beijinho

      Eliminar
  3. Como consegues pôr tão bem em palavras tantos pensamentos!!
    Beijos enormes e desejo-te tudo de melhor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh...Obrigada 😊! E obrigada pelos votos também! Beijinhos

      Eliminar
  4. Linda gravida ! A partir de determina altura começamos a ficar um pouco fartas e muito curiosas.Lembro-me qd estava gravida tinha tanta curiosidade em conhecer a minga filha !! Fiquei a achas q as gravidezes podiam durar um pouco menos. Tudo de muito bom !

    ResponderEliminar