segunda-feira, 26 de março de 2018

Peru, diário de viagem - Dias 1 e 2 (Lima)

Saímos de Portugal na terça feira (dia 13) às 10h da manhã e, com apenas uma hora de escala em Madrid, aterrámos em Lima às 19h (meia noite de cá). Ou seja, foram 13 horas de voo no total - um dia inteiro nisto.
Nunca tinha passado 12 horas seguidas num avião, e ia com algum receio. Mas o facto de  Iberia nos ter brindado com filmes dos Oscares deste ano (!) tornou a viagem menos penosa. Entre sonecas, sudokus e leituras, despachei "Três cartazes à beira da estrada" e "A forma da água" (as performances dos atores principais são brilhantes, mas não fiquei fã de nenhuma das histórias, ainda menos d'A forma da água, que fantasia não é bem a minha cena).
À chegada ao aeroporto, tínhamos pessoal da agência à nossa espera, que nos deixaram no hotel, na zona de Miraflores (que é onde estão quase todos os hotéis) onde caímos na cama até ao dia seguinte, sem sequer jantar.
O dia seguinte, a quarta-feira, começou bem cedo (cortesia do nosso querido jet lag) e começámos por dar um passeio por Miraflores. É arranjadinho, tem uma zona costeira fofinha, mas não é nada de transcendente.








A primeira vez que vi o Oceano Pacífico.


Presépios muito característicos.


Jardins muito arranjadinhos.

A meio da manhã iniciámos um Free Walking Tour pela cidade, com partida em Miraflores em direção ao centro de Lima (fomos em grupo, de autocarro). 
Estamos fãs destes tours, sempre que podemos fazemos (dura à volta de 2 horas, passa pelos principais pontos da cidade, e o pagamento acontece no fim e funciona na base na gorjeta, sendo que cada um dá o que quer. costumo ver no Tripadvisor quais os tours que têm melhor avaliação e lá vamos nós. Esta dica foi-me dada por uma leitora - a quem agradeço muito! -, quando fomos a Amesterdão, e agora recorremos muitas vezes a isto).
Começámos pela Plaza de Armas (em todas as cidades que visitámos no Peru, a praça principal chama-se desta forma), que é muito simpática e arranjadinha.



Almoçámos um menu (que incluía o belo do ceviche) por menos de 5€. E foi depois da nossa segunda experiência gastronómica em Lima que chegámos à conclusão que se consegue, sim, comer a preços muito baratos por lá, mas se quisermos comida melhorzita temos que pagar um pouco mais (como em qualquer lugar, aliás), mas mesmo assim fica bem mais barato do que ir a um restaurante em Portugal.
Terminado o tour da manhã e já de estômago cheio, subimos à cúpula da Igreja de Santo Domingo para ver a vista sobre a cidade. Foi a primeira experiência que tive a ver favelas ao vivo, e apesar da pobreza que lhes está associada, têm um jogo de cores que me deixou algo fascinada (o senhor namorado - talvez por ter feito intercâmbio no Rio de Janeiro - não conseguia perceber a minha "obsessão" por aquelas construções).
























Só passámos um dia em Lima e, para mim, foi mais do que suficiente (se bem que fiquei com pena de não ter ido à zona de Barranco, que me pareceu ser engraçada). Para além da praça principal e desta vista panorâmica, não achei a cidade nada de especial. Para além de que estava um calor difícil de suportar (e apanhei um grande escaldão) e, no autocarro de regresso a Miraflores, assistimos a um verdadeiro cenário demoníaco de hora de ponta, com pessoas a empurrarem-se umas às outras para caber dentro dum autocarro à pinha, qual gado (ainda estou para perceber como conseguimos sair dali).
Mais uma vez deitámo-nos com as galinhas, já que no dia seguinte tínhamos que acordar às 3h da manhã (e aqui o jet lag foi um fofinho, porque nos falicitou muito a vida).

7 comentários:

  1. Foi lugar que nunca me interessou... mas acho que mudei de ideias, uauu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo fazer publicidade, mas já fazendo, se gostaste espreita os posts de Lima no meu blogue, consegui acabar por ver mais coisas que a Gelatina. Claro que não diria a ninguém para ir daqui ao outro lado do oceano só para conhecer Lima, mas indo ao Peru achei a cidade simpática e que valia 1 dia de passeio.
      https://sempreentreviagens.com/

      Eliminar
  2. Para quem estava com medo de ir a América do Sul isso de se enfiarem num autocarro local em hora de ponta foi um movimento ousado, heheh. Eu em Lima só andei de táxi, eram baratinhos. Tema nada a ver: fui ver a forma da água ao cinema este fim-de-semana, não gostei nadinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinhas razão, não me senti insegura em lado nenhum no Peru.
      Quanto ao autocarro, não era nossa intenção até porque os taxis eram super baratos mas como fomos 'forçados'a apanhar o autocarro no walking tour e correu bem, decidimos regressar da mesma forma...o problema foi que regressámos em hora de ponta e foi algo assustador :p.
      Quanto ao filme, também não faz de todo o meu estilo.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Realmente deve ter sido uma viagem do caraças =)
    Mas não sei se aguentaria também 12 horas num avião =/

    Belas fotos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Ansiosa pelos próximos capítulos (= deve ter sido uma viagem espectacular!

    ResponderEliminar
  5. Que viagem Gelatina! :) Ansiosa pelos próximos relatos! Adorei as fotos! :)

    ResponderEliminar