quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Amesterdão #1

Já tinha estado em Amesterdão há coisa de 10 anos, no verão, numa visita relâmpago que durou uma tarde. Gostei tanto do pouco que vi na altura que desde essa altura tinha vontade de lá voltar. Pois bem, finalmente lá voltei.
Fomos pela Tap (os horários das low cost que fazem voos diretos do Porto não compensavam). Saímos do Porto no sábado de manhã e chegámos a Amesterdão 2 horas depois, ao aeroporto de Schiphol (lá apanhámos um comboio para a estação central, que custou 5,20€ e demorou 15 minutos a fazer a viagem).
O alojamento em Amesterdão não é barato. Ainda andei a ver apartamentos no Airbnb, mas a diferença de preço não compensava, pelo que reservámos um hotel de 3 estrelas pelo Booking, o Singel que recomendo tanto pela localização (é central e tem um dos muitos canais de Amesterdão mesmo em frente) como pelo pequeno-almoço (o quarto é muito simples mas tem o essencial).
Depois de termos feito o check in no hotel, eram já perto das 16h pelo que comemos uma fatia de pizza pela rua e fomos dar um passeio pelos pontos principais da cidade.

No domingo, começámos por ir visitar o Rijksmuseum (museu nacional), que tem várias obras de arte, entre elas vários quadros do pintor Rembrant. O museu é enorme, a entrada custa 17,50€ e acho que a visita vale bastante a pena.

A caminho do Rijksmuseum, ao pé do mercado das flores.

Rijksmuseum.

Não sei se será falsa, mas conseguem ver a nota de 500€ na caixa dos donativos para o Rjksmuseum (ali em baixo, a meio)?!

O famoso "I amsterdam". Impossível tirar uma foto de jeito ali (sempre cheio de povo). Mas eu estou na foto, ali no "r".

Na parte da tarde decidimos seguir uma das sugestões que me deram aqui no blogue (obrigada Ana!) e fizemos um free walking tour, que começou na praça Dam e durante duas horas andámos a passear pelas ruas de Amesterdão, passando em alguns pontos icónicos (no próximo post conto-vos as coisas giras que aprendi sobre o famoso Red Light District, que este post já vai longo). Adorei o passeio, o nosso guia era espetacular e apanhámos um grupo simpático.

A casa branca, do meio, é a mais pequena de Amesterdão.

Há mais bicicletas do que pessoas em Amesterdão.

[A segunda parte - e última - da viagem a Amesterdão virá algures num dos próximos dias]