quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Da amizade (além fronteiras)

Quem me segue há algum tempo sabe que tenho uma amiga russa, a Alex, que conheci durante a temporada que passei em França, em 2011 (ela continuou por lá até hoje).
Depois de termos passado quatro anos sem nos vermos e largos meses sem nenhum tipo de comunicação (e de ser impressionante como a nossa cumplicidade se manteve apesar disso), este ano já estivemos juntas em duas circunstâncias diferentes: a primeira, quando fui passar uma semana à Rússia com o senhor meu namorado, a pretexto do convite que recebemos para ir ao casamento dela, em julho, e agora ela e o marido vieram passar umas férias a Portugal.
Vieram de comboio (corajosos!), começaram a visita aqui pelo Porto, e amanhã seguem rumo a Lisboa (ela foi a Lisboa a primeira vez em 2011 - os posts da visita dela estão aqui -, ele ainda não conhece). E ontem foram jantar lá a casa.


Queríamos dar-lhes a provar comida típica portuguesa (claro!), mas como tínhamos algum receio que não gostassem de alguma coisa fizemos dois pratos: um de polvo à lagareiro (preparado pelo senhor meu namorado), e outro de bacalhau com cenoura e couve (preparado por mim). Para acompanhar fizemos batata doces às rodelas no forno e arroz. E a sobremesa foram miniaturas de pastéis de nata, comprados numa pastelaria (que os meus dotes culinários não chegam para cozinhar tal iguaria). Modéstia à parte, estava tudo delicioso. E, melhor de tudo, eles adoraram.
Acho sempre tão enriquecer qualquer tipo de convívio com pessoas de culturas diferentes da nossa, aprende-se sempre qualquer coisa, trocam-se histórias e experiências, e quando ainda por cima essas pessoas são nossas amigas, ainda melhor é. A noite passou a voar, e eu fiquei de coração apertadinho quando me despedi deles, sem saber quando nos voltamos a ver. A ver vamos se marcamos uma viagem a Paris para breve...

5 comentários:

  1. Oh que giro =)
    Isso é muito bom, amizades dessas.
    O que eu dava era para ver fotos da comida =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O entusiasmo era tanto que nem pensei em tirar fotos, sorry =(. Vais ter que imaginar duas travessas lindas e maravihosas (que não estavam, estavam mais saborosas do que fotogénicas, para dizer a verdade :p).

      Eliminar
  2. Adoro amizades além fronteiras e guardo algumas. Dessas inalteráveis com o tempo.

    ResponderEliminar
  3. Acho muito curioso esta partilha de culturas diferentes. Certamente enriquecedor!

    ResponderEliminar
  4. São esses momentos e essas cumplicidades que marcam e que ficam!

    ResponderEliminar