segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dias 3 e 4 @ Marrocos (ou a nossa aventura no deserto do Sahara)

Na segunda feira de manhã, ainda em Marraquexe, fomos buscar o carro que tínhamos alugado para o resto da semana e fizemo-nos à estrada em direção a Zagora.
O percurso entre as duas cidades tem à volta de 360 km em estrada regional, com curvas e contracurvas, autocarros, camiões, enfim, um cenário que não é propriamente animador e que demorámos cerca de 8 horas a percorrer (com paragem apenas para almoço rápido). Valeu-nos o facto de irmos um bocado na ignorância, senão tínhamos perdido a coragem.

Foto tirada na primeira paragem técnica do percurso, já com o estômago bastante embrulhado.

Uma pessoa tem que se entreter com alguma coisa em tantas horas de viagem.

Olha a escola mais amorosa!

Vimos paisagens lindíssimas no caminho.

Chegados a Zagora, ao final da tarde, fomos ter ao ponto de encontro acordado, onde fomos recebidos pelo anfitrião das tendas Bivouac Karim Sahara, que nos apresentou a um dos três árabes (mega simpáticos!) que iam "cuidar de nós" no deserto. Do centro de Zagora até à zona do deserto são uns 10 km, que percorremos de carro atrás do nosso guia (que ia de moto). Estacionámos muito perto das tendas.
Os primeiros minutos depois de pisarmos o Sahara foi qualquer coisa de espetacular (diria que parecíamos quatro crianças, tal ela a alegria!). Só os primeiros minutos serviram para compensar todas as horas de estrada. Que paz! Que sensação maravilhosa de liberdade! Passei o resto do dia com um sorriso constante de felicidade, a querer memorizar cada segundo daquela experiência fantástica. 





À noite comemos um jantar (Tagine, para não variar) preparada pelos nossos três árabes, com quem conversámos imenso, mesmo com as limitações linguísticas (o inglês deles, o francês da maior parte de nós), contámos piadas, adivinhas, e eles cantaram para nós músicas típicas marroquinas (difícil foi mesmo calá-los para irmos dormir).

Cá está o interior da tenda. A noite foi calminha (retirando os dois barulhos de animais que não consegui identificar e que me fizeram maldizer o facto de nos terem dado camas de solteiro que me impediram de me agarrar ao senhor meu namorado. sou pouco medricas, eu.). Levantámos por volta da 8 da manhã e já estava uma brasa bem jeitosa.

Bom dia, Sahara!

Adeus, Sahara, obrigada por esta experiência maravilhosa!

1 comentário: