quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gelatina Maria e a sua mania de que ninguém percebe português no estrangeiro


Estava aqui a menina em Genève (onde nem há muitos portugueses nem nada...que ideia!) com as suas Marias quando vê passar  um moço que não era nada de se deitar fora. Esperta e cautelosa que só ela, decide sair-se com um "Finalmente um gajo jeitoso por aqui.".
Estava a acabar de dizer a frase e já estava a fazer-se luz na minha cabeça: o tal gajo jeitoso, que estava a poucos metros de distância (a olhar para nós, já agora), era nada mais nada menos que o português que nos tinha pedido para lhe tirar uma foto com as amigas uma hora mais cedo noutro ponto da cidade. O que é que eu fiz? Tomei uma atitude de pessoa crescida e fugi pela minha vidinha para longe dali.

Moral da história: qual ter mais cuidado com o que digo da próxima vez qual quê? Muito mais importante: posso viver fora de Portugal o tempo que quiser, mas estou condenada a acabar os meus dias com um português. Tenho queda para o que é nosso, nada a fazer.

4 comentários:

  1. eheheh, eu tb a mais de 4000kms de portugal fui arranjar...um português!!! não há como fugir!! ;)para além de que não há barreiras linguisticas nestes casos!!

    ResponderEliminar
  2. Eu, quando fui ao centro do mundo, NY, só achei giras as... emigrantes lusas locais.

    A mulher tuga tem outro encanto.

    Deve ser aquela mesma cena que leva os animais a reconhecerem os da mesma espécie no meio da selva...

    ResponderEliminar
  3. Estava eu no comboio, na estação de Milão, quando decido avaliar o rapazinho que estava no banco do lado... De facto, o senhor que permanecia diante de mim, passou a tomar diferente atenção ao que diziamos... Sim, era mesmo português, sim, percebeu tudo o que dissemos na viagem de meia hora! As parvoíces, o menos inteligente... Por uma alma qualquer, não calhou falar dele... Do mal, o menos...
    Quando saiu do comboio despediu se de nós... em português, sorrindo...

    :)

    ResponderEliminar
  4. Looool ter um segundo idioma para podermos dizer o que nos apetece nem sempre calha bem!

    ResponderEliminar