terça-feira, 28 de junho de 2011

Passar ou não passar de ano: eis a questão

Em conversa com a mãe cá de casa sobre o final do ano lectivo ela perguntou-me se em Portugal os alunos chumbavam (redoubler). Eu fiquei tão surpresa com a pergunta que lhe disse qualquer coisa do género "Ah, eu pensava que sabia o significado de redoubler mas pela tua pergunta acho que afinal não sei". Mas não. Ela estava mesmo a perguntar se em Portugal é possível os alunos chumbarem. E, ainda a medo, respondi. "...Claro que sim (?)". E foi aí que ela me explicou que, em França, as coisas não funcionam como em Portugal.


Nalguns casos são os pais que decidem se o filho chumba ou não e há mesmo escolas em que não há chumbos. Diz que é o Estado que tem que suportar os custos da educação e sai muito caro e é injusto (para os que se esforçam) estar a financiar mais um ano para aqueles que não se esforçaram. Além do que, na maioria dos casos, os alunos que chumbam não demonstram grandes melhoras no ano seguinte. Pelo que toca de passá-los a todos, mesmo que não pesquem patavina da matéria e tenham tido só negativas. Cheguei ao curso de francês e percebi que em Inglaterra se passa exactamente a mesma coisa.

Eu confesso que nunca tinha visto a coisa desse prisma e fez-me reflectir no assunto. Mas, para mim, se há assunto no qual o Estado deve gastar dinheiro é, com certeza, na educação. Isso de passar os alunos todos só para poupar uns trocos ao Estado...não me convence.

4 comentários:

  1. A mim também não mas a verdade é que como bem disse a mãe, a maioria desses alunos não mostra melhorias no ano seguinte e depois existem casos dos repetententes consecutivos e temos aulas do 5º ano com alunos de 17 anos, o que também não é normal... depois, para colmatar isso e melhorar as estatisticas nacionais inventam as novas oportunidades ou o recorrente. Ora se o objectivo é safar o pessoal todo não tapem o sol com a peneira e façam-no logo desde o inicio, para que andar a arrastar!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo! Porque depois os alunos que não se esforçam e chumbam, não vão conseguir as bases que provavelmente vão precisar no futuro!

    ResponderEliminar
  3. Em portugal tambem ja so reprovam se os pais quiserem. E muito raro um professor ou um conselho chumbar um aluno. As razoes? As mesmas, os custos.

    ResponderEliminar
  4. Sim, em Portugal pelo menos até ao 9.º ano os pais têm que autorizar o filho/a a reprovar... Não sei qual é a minha opinião sobre isto, por um lado compreendo por outro lado não concordo...

    beijinho,

    Angie
    38quarenta

    ResponderEliminar