quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quem nunca copiou que atire a primeira pedra



E eu a pensar que com a idade as pessoas até ganhavam juízo e se tornavam sérias. Qual quê?
Num mestrado com gente dos 20 e os 60, é praticamente tudo a copiar, do mais velho ao mais novo!
Eu sei que a expressão "a ocasião faz o ladrão" dificilmente se  adequa tão bem como à situação em que o exame é feito num anfiteatro e em que podemos usar uma enorme quantidade de leis (há sempre um espertinho - neste caso foram muitos espertinhos - que decide enfiar umas folhitas a meio das leis, não vá a memória falhar!), mas o que me asssusta mesmo é a quantidade de gente que copia textos inteiros de livros, quando o professor está mesmo ali ao lado! Eu tinha um colapso nervoso! Juro que tinha!

E não me estou para aqui a armar em santa e cumpridora das regras porque se não passo os olhos pelos meus resumos de vez em quando em busca de inspiração é mesmo por medo de ser apanhada (não me vou pôr com coisas porque é mesmo assim)! Mas a verdade é que quem se lixa são sempre os tristes que até se portam bem, que vão ter uns pontos a menos na pauta do que aqueles que tiveram tomatinhos. Essa é que é essa!

7 comentários:

  1. Eu devo confessar que nos meus tempos de faculdade sempre que podia copiava!!

    john

    ResponderEliminar
  2. Eu fiz cábulas muitas vezes mas nunca as conseguia usar tal eram os nervos!

    ResponderEliminar
  3. Eu posso dizer que praticamente fizemos ( a turma) o 1ª exame de faculdade em conjunto! ;) de resto acho que foi muito raro copiar... Ah mas mais que uma vez saí dos exames e enviava as respostas por sms a amigos que estavam a fazer... ;) beijocas

    ResponderEliminar
  4. pois... não é muito justo para aqueles que sabem a matéria de cabeça! muitas vezes tive notas iguais ou até inferiores às dos meus colegas que copiavam... mas o bom senso é recompensado, a falta de carácter é punida! basta ver o meu emprego e o deles (que muitos nem os têm)...

    ResponderEliminar
  5. também nunca consigo ver as cabulas e fico sempre a sentir essa revolta!

    ResponderEliminar
  6. Ui,é cá um stress...também não sei como há pessoas que o conseguem fazer com tanto descaramento!

    ResponderEliminar
  7. Eu devia de ser muito ingénua quando fui para a faculdade e fiquei parva com a quantidade de gente que copiava nas frequências e exames. E acho que o pior é a passividade de alguns professores que não viam ou faziam que não viam. Tinha professores que sentavam-se a ler revistas ou artigos e bem se ouvia o barulho das folhas na sala. Pessoalmente era algo que me chateava porque eu passava muito tempo a estudar e havia gente que só perdia era tempo a fazer as cabulas e safavam-se. Eu fiz uma vez cabulas na preparatória mas o stress que foi, ensinou-me que o melhor é mesmo estudar e usar a cabeçinha!

    ResponderEliminar