sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Rússia: 6 dias, 3 cidades e 1 casamento - São Petersburgo (2ª parte) e o fim desta aventura

O último dia em São Petersburgo (e na Rússia também) foi reservado para visitar o Peterhof (a Versailles lá do sítio), acompanhados da "comitiva francesa" que tínhamos conhecido no casamento (e dos nossos amigos recém casados). Fomos num barco igual ao da foto (nunca tinha visto um barco assim), numa viagem que demorou cerca de meia hora.


Pagámos 1300 rublos (perto de 20€) por pessoa para visitar os jardins e o Grande Palácio, e tenho a dizer que é tudo maravilhoso, por dentro e por fora. É de uma riqueza impressionante, cheia de dourados e peças de decoração lindíssimas, e jardins fabulosos.








Então e de São Petersburgo, o que é que eu tenho a dizer? É uma cidade muito bonita, sem dúvida (com especial destaque para o Peterhof, que adorei visitar). Mas acho que o facto de ter ido primeiro a Moscovo fez com que não tenha ficado tão impressionada como ficaria se tivesse começado a viagem por lá. Porque Moscovo é mais exótica e diferente de tudo aquilo a que estamos habituados no mundo ocidental, enquanto São Petersburgo tem mais semelhanças com uma cidade europeia. Pelo que me pareceu (porque passei a maior parte do tempo com a Alex e não me apercebi tão bem disso) é também uma cidade mais preparada para receber turistas do que é Moscovo (em termos de disponibilizarem informação em inglês, e de falarem essa língua) mas mesmo assim foi, sem dúvida, Moscovo a minha cidade preferida das duas.
A alimentação e os comboios são bastante acessíveis na Rússia. O alojamento também é mais barato do que em Portugal. Uma coisa que nós fizemos e não aconselhamos a que façam foi levantar o dinheiro diretamente nos ATM lá: de cada fez que o fizemos, as comissões cobradas foram à volta de 10% (auch) pelo que teria saído mais barato levar euros de Portugal e trocá-los lá nas casas de câmbio (vivendo e aprendendo). O problema é que esta informação das comissões, só a tivemos quando consultámos os movimentos do nosso cartão, já em Portugal.
Bem sei que o assunto dinheiro no nosso país é muitas vezes um tabu, mas eu gosto de falar nele não só para me recordar, daqui a uns tempos quando voltar a ler estes posts, como também para ajudar quem por aqui passa e possa estar a planear uma viagem ao mesmo destino. Ficámos uma semana na Rússia, não fomos esbanjadores (os dois únicos sítios em que teremos gasto mais uns trocos e que poderíamos ter dispensado, mas que eu não me arrependo nada de ter feito, foi o hotel de São Petersburgo e a ida ao Bolshoi (que, mesmo assim, esta última custou menos de 100€ para os dois, portanto não me parece assim tão caro atendendo à experiência que é) e gastámos, no total, com tudo incluído (viagem, visto, hotéis, alimentação, comboios e visitas), uns 1200€ por pessoa (ajuda o facto de termos comprado as viagens - de comboio e avião - com alguma antecedência, porque assim não tivemos os gastos todos na mesma altura). E é uma viagem que, para quem possa fazer obviamente, recomendo vivamente. 

7 comentários:

  1. Bem brutal. Realmente foi um bocado carote, mas como teve isso tudo, até que não se torna caro.
    Vale sempre a pena, desde que se tenham divertido e aproveitado, como o fizeram. =)

    Belíssimas fotos.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Adorei mesmo os teus posts. E olha que nem acho assim tão caro (estou neste momento a ver uma semana em Paris para o próximo ano e fiquei chocada com o valor dos hotéis: 2000 euros sem peq almoço em hotéis low cost?!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. onde estás a ver???? eu fiquei em hostel e paguei cerca de 25e noite, mas reservei este mês um apartamento para 6 pessoas para outubro, durante uma semana, por 700 euros no total. e vi hotéis ibis a 15 euros por noite...

      Eliminar
    2. ah, e o apartamento é no 5º arrondissement, no centro de tudo (os ibis é que já ficavam à saída de Paris, junto às portas)

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha, gostei imenso dos teus posts sobre a viagem à Rússia. Era para ter sido o meu destino este verão mas acabei por ir a outro sítio, sem dúvida que as tuas descrições me deram ainda mais vontade de concretizar este plano!

    ResponderEliminar
  4. Bela viagem! Obrigada pela partilha e todas as informações muito úteis!felicidades!

    ResponderEliminar