quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como apanhar um não jurista em três tempos


Se se escreve cônjuge, porque carga de água é que dizem/lêem sempre cônjugue?

E não, não estou armada em coisa nenhuma. Até porque o Direito não é propriamente a área de trabalho dos meus sonhos - e quem me lê até sabe disso (mas olha, tivesse pensado nisso há 7 anos atrás). Mas é que - coincidência ou não - todas as vezes que ouço alguém que não seja de Direito a dizer esta palavra, é certinho que o faz de forma errada. Verdade ou mentira?

16 comentários:

  1. Olá Gelatina,

    O meu comentário não tem nadinha a ver com os cônjuges, mas sim com a Madeira.
    2ª feira vou para aquela bela ilha e estava à espera que me desses algumas dicas de restaurentes!

    Obrigada e espero que a tua experiência por lisboa seja a que desejas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Mentira. Eu não sou de Direito e sei falar/escrever português. Curiosamente conheço muita gente de Direito que dá pontapés e cabeçadas na gramática...

    ResponderEliminar
  3. Por acaso desconhecia que se escrevia assim. Sempre pensei que fosse mesmo "conjugue" :))
    Sempre a aprender ;)
    bjinho*

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu digo da forma correcta e conheço muita gente que o diz. Alias nem me recordo de ter ouvido ngm dizer de outra maneira.

    E, um aparte, tenho uma colega que passou no mesmo concurso que tu e esta agora em Lisboa.

    ResponderEliminar
  5. Deixa lá, giro é quando nos aparecem aqueles que têm "conges".
    Sim, o meu "conge" fez assim ou assado. Ou, o "ex-conge"...Isso é que é um esforço para não sufocar :)

    ResponderEliminar
  6. Verdade Siim xD
    Até entrar em Direito dizia cônjugue. Estou no 3º ano de Direito na Faculdade de Direito de Coimbra e das primeiras coisas que o professor de Teoria Geral do Direito Civil nos disse foi que um estudante de Direito tem de falar juridicamente correcto, daí frizar que se diz cônjuge xD

    ResponderEliminar
  7. Cara Gata, existem estudantes de Direito a dar erros no português, como existem estudantes de Biologia, Medicina, etc. O que aqui está em questão é que a MAIORIA dos estudantes de Direito forma de uma forma correcta, principalmente no que se refere aos termos juridicamente utilizados.

    ResponderEliminar
  8. Quase verdade :D a maior parte das pessoas é como descreves, mas eu não sou de Direito e digo bem a palavra. Por acaso até já tinha pensado nessa questão :)

    ResponderEliminar
  9. Gata, eu não disse que o pessoal de Direito escrevia ou falava melhor que os outros, até porque não penso isso.
    Disse apenas que sabemos dizer "cônjuge", simplesmente porque temos que levar com essa palavra uma centena de vezes logo na faculdade. Só isso =).

    ResponderEliminar
  10. Eu sou educadora de infância, logo nada ligada ao Direito, e digo cônjuge!

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou licenciado e digo marido e mulher e toda a gente me percebe. Cambada de Drs armados em espertos!

    ResponderEliminar
  12. São termos técnicos, que existem para ser usados, só isso.

    ResponderEliminar
  13. Se problema fosse apenas o 'conge' (confesso que essa versão nunca tinha ouvido)... Os portugueses, em geral, falam mal e escrevem pior!

    PS: nada contra ti, mas a minha opinião sobre as pessoas de Direito não é a melhor... 'traumas' :-)

    ResponderEliminar
  14. CONJUGUE? só se for a tu que dizes.
    e nao te armes em boa agora

    ResponderEliminar