quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Leituras


O Retorno. Avaliação no Goodreads: 4,18/5.
Que livro tão duro e, ao mesmo tempo, tão bonito.
"O retorno" conta a história de uma de muitas famílias que regressaram de Angola na altura da descolonização, com todas as dificuldades associadas a esse processo. Uma história contada sem floreados, de forma crua, que muitas vezes nos deixa com um nó na garganta de pensar que isto aconteceu mesmo, a muita (tanta) gente. Narrada pelo membro mais novo da família - um adolescente chamado Rui - que tanto nos consegue deixar com o coração apertado num minuto, como no minuto seguinte nos põe um sorriso no rosto com a forma caricata como reage a certos acontecimentos.
Recomendo muito esta leitura.


A estrada subterrânea. Avaliação no Goodreads: 4,03/5.
Já não é novidade para quem aqui passa que tudo o que seja assunto deprimente no mundo literário me fascina. Este "A estrada subterrânea" é sobre a escravatura, nos EUA, no século XIX e ganhou o prémio Pulitzer de ficção em 2017 (entre vários outros).
Tem algumas descrições que me deixaram mal disposta, de tão gráficas (e horripilantes) que são.
Tenho dificuldade em opinar sobre a história sem lançar spoilers. É frustrante, é revoltante, é agoniante, mas é também muito bonita. Porque é nas situações mais horrendas e difíceis que se conhece não só o pior mas também o melhor do ser humano. E isso, nesta história, não é exceção. O final soube-me a pouco mas para não estragar o fator surpresa a quem queira ler o livro, fico-me por aqui.

1 comentário:

  1. Fiquei super curiosa com os 2, adoro ler livros sobre coisas que aconteceram mesmo!

    ResponderEliminar