quinta-feira, 17 de março de 2016

Então e leituras?

Ando uma preguiçosa do pior, é só o que vos digo. De dezembro até agora li três míseros livros. Lá se foi o belo do objetivo de ler 24 livros este ano (ou então não, que da maneira que eu sou de fases ainda há esperança de se apoderar de mim o bichinho da leitura outra vez em todo o seu esplendor antes do ano acabar).
Bom, como estava eu a dizer, desde dezembro só li três livros, mas foram três livros bons.

"Toda a luz que não podemos ver" passa-se em França, na época da segunda guerra mundial (nunca me farto de ler sobre este tema). Tem algumas imprecisões históricas (palavras dos entendidos, que os meus conhecimentos não são suficientes para tecer tais opiniões) mas a história dos personagens principais é muito envolvente e comovente. É uma história essencialmente sobre amizade e o amor (entre familiares). 

"Cidade de ladrões" também se passa na 2ª guerra mundial, mas em Leningrado (atual São Petersburgo), retratando uma realidade com a qual eu não estou tão familiarizada. Apesar de ter passagens muito cruéis, gostei imenso das histórias de amizade e do humor subtil do autor. Também recomendo.

Estava para ler "A verdade sobre o caso Harry Quebert" há séculos. Não me aconteceu aquele fenómeno que muita gente descreveu de não ter conseguido parar de ler o livro até chegar ao fim (talvez também devido ao facto de eu andar numa fase preguiçosa) mas gostei das voltas e reviravoltas que a história dá até, finalmente, sabermos o que é que aconteceu realmente a Nola. 
Gostei da vertente policial da história, mas não gostei da vertente "história de amor", demasiado novelesca e lamechas (no mau sentido. ou então é a minha veia romântica que anda demasiado realista, não sei).

5 comentários:

  1. Eu vou no 13º desde Janeiro...comprometi-me a ler 20 no ano de 2016...não consigo é parar de comprar livros!

    ResponderEliminar
  2. Olha, estão os 3 na minha lista! :) E também nunca me farto de ler sobre a 2ª Guerra Mundial...

    ResponderEliminar
  3. Eu sou completamente obcecada pela segunda guerra mundial. É uma época que me fascina porque não consigo perceber, por muito que leia sobre o assunto, como é que foi possível! Ando a ler "Os bebés de Auschwitz", se gostas do tema, aconselho (;

    ResponderEliminar
  4. Eu já li mais por acaso... E estou sempre a comprá-los, ai vida =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nenhum destes mas parecem-me bem, principalmente os dois primeiros. Também não me canso de ler acerca da segunda-guerra mundial.

    ResponderEliminar