segunda-feira, 14 de março de 2016

Crónicas de uma mudança anunciada #4

Foi um fim-de-semana em cheio, o que passou. Fomos dormir a Braga na sexta-feira, passámos o sábado no Porto e regressámos ao final da tarde para Lisboa, porque eu tinha uma corrida combinada para o domingo de manhã.
Não é nada fácil procurar um apartamento para morar numa cidade que fica a 300 quilómetros daquela onde vivemos. As ofertas mesmo boas são muito escassas, desaparecem do dia para a noite (literalmente), e nós vamos vendo as melhores oportunidades desaparecem, porque não estávamos disponíveis para ir fazer a visita a meio da semana.
Houve dois casos em especial que nos frustraram muito: uma visita que agendámos na quinta-feira de um apartamento espetacular cuja agente na sexta-feira tratou de nos mandar sms a dizer que afinal tinha acabado de arrendá-lo, e outro que adorámos também, para o qual eu tinha ligado no início da semana e me tinham dito para ligar na sexta para agendar a visita para sábado: pois que passei a sexta-feira a telefonar e nada de me atenderem.  E foi assim que ficámos sem as visitas dos dois apartamentos que mais características reuniam para nos fazer felizes.
Demos por nós no sábado com apenas quatro visitas marcadas, e nem uma a um apartamento que reunisse todas as condições que queríamos. Mas já que ali estávamos, lá fomos ver o que havia.
Começámos por ver um T3 e um T4 na Maia. Absolutamente espetaculares, novos e enormes (o T4 tem 3 vezes o tamanho do nosso apartamento atual).Em 30 minutos de metro estaríamos no centro do Porto mas a zona à volta dos prédios era muito rural, demasiado para mim. Eu sou menina de confusão e movimento, e ali sentia-me na aldeia (não estou a criticar, atenção, sou mesmo eu que não me dou em lugares demasiado calmos. e acredito que a Maia não seja toda assim, mas aquela zona era). Até vacas a pastar no campo tinha. Eu não aguentaria tanta paz.


O terceiro apartamento que vimos foi o único que fica no Porto, a 10 minutos a pé do nosso trabalho. O apartamento, que ainda está habitado por três estudantes, estava um autêntico nojo, e eles não pareceram minimamente incomodados por nos estar a abrir as portas com ele naquele estado. Adiante: era moderno e grandinho, mas tinha problemas de humidade, e o senhorio não nos pareceu ser uma pessoa séria (cheira-nos que mal soubesse qual é a nossa profissão, quem não nos queria como inquilinos era ele).
Acabámos a tarde em Gaia, num apartamento que fica perto da Ponte da Arrábida (o extremo oposto em relação aos da Maia), com o dobro do espaço do apartamento em que estamos neste momento, mas que consegue ter uma renda inferior em 50€. Não tem garagem como queríamos, não dá para ir a pé para o trabalho (mas à partida também não demoraremos mais de meia hora a lá chegar, segundo o que averiguámos), mas está renovado, tem varanda, é grande, é T3 como queríamos, tem duas janelas com vista para parte da zona ribeirinha (olhem só o luxo) e tem pelo menos dois ginásios a menos de 1 km de distância (alegria!).
Não foi por amor à primeira vista que o escolhemos (confesso que a minha veia romântica, que já foi bem maior, tinha uma réstia de esperança que a coisa se passasse assim). Mas foi mesmo por falta de opções (e por estarmos cheios de medo que alguém decidisse antes de nós ficar com ele). Mas acredito que tem muitaopotencial para fazer de nós pessoas felizes enquanto lá vivermos. Pelo que já demos o nosso "sim", e já recebemos um "sim" de volta. Só fica a faltar formalizar a coisa.

[E já agora, falta também o chefe no trabalho nos dar os 2% de certeza que faltam de que podemos mesmo ir embora no fim do mês. É ou não é uma animação esta minha vida?]

5 comentários:

  1. Ao menos essa parte já está tratada! Era a parte mais difícil e que estava a demorar, por isso já é um bom avanço! :)

    ResponderEliminar
  2. É uma fase agitada sim senhor :) Em Gaia estarão muito bem com certeza!

    ResponderEliminar
  3. Bem está mesmo quase... Imagino o nervoso miudinho =)

    Boa sorte com tudo. Vai correr tudo muitooo bem =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Ai, eu detesto mudanças... Mas ainda bem que já tens casa, já é um grande passo!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que conseguiram. Quando mudares, podes facilmente ver uma outra que mais te agrade. Vai tudo correr bem. Grande beijinho

    ResponderEliminar