quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Menorca - últimos dias

No terceiro dia decidimos ir conhecer as Calas Mitjana e Mitjaneta. Começámos pela Mitjana (a única das duas que tinha indicações na estrada, e que também implicava fazer um pequeno trilho a pé depois de estacionar).
Só uma das praias do primeiro dia tinha o aviso de nudismo, mas o facto é que vimos nus em todas estas praias mais escondidas. Ainda a propósito deste assunto, quando fui passear com o senhor meu namorado ao sítio onde tirámos as primeiras três fotos deste post, assistimos ao longe a uma sessão fotográfica à beira mar entre duas nuas em poses muito interessantes (o destino que iam dar às fotos é coisa que desconheço. atualizar a foto de perfil do Facebook, quem sabe :)?).



E a água? Uns 23/24ºC maravilhosos e super calma.
A única desvantagem da água quente são as belas das alforrecas. Tenho tido sorte na Madeira, onde volta e meia também as há, e nunca fui atingida por uma, mas a nossa amiga não teve a mesma sorte e ao segundo dia de praia lá foi brindada com uma queimadura nada simpática. Houve logo duas pessoas que lhe ofereceram pomada para a ferida, umas queridas (mas das dores e das comichões ela já não se livrou, coitadinha).





Depois de almoçarmos a bela da sandocha trazida do hotel (estas praias, assim como a Turqueta, onde fomos na véspera, não têm bar), decidimos partir em busca da Cala Mitjaneta que, contrariamente ao que tinha acontecido com as outras, não estava sinalizada em lado nenhum. Só sabíamos que era perto daquela onde tínhamos passado a manhã, sendo que havia trilho para os dois sentidos. Numa das nossas tentativas de encontrar a praia, passámos por 10 metros de areia (onde cabem sensivelmente dez pessoas, e tem que ser de pé) e, depois de, já de regresso ao hotel, termos feito pesquisas na internet, apercebemo-nos que aqueles 10 metros de areal eram a praia que tínhamos procurado supostamente sem sucesso. Sim, as praias são tão pequenas que eles dão-se ao luxo de atribuir um nome a 10 metros de areia.
Cá está ele, o gigante areal da Cala Mitjaneta:


A caminho do hotel, ao final da tarde, decidimos ir dar um mergulho à Cala Galdana, que está numa zona urbanizada (mas que não deixa de ser muito bonita), tem estacionamento mesmo ao pé, e é maior que as outras. De todas as praias onde fomos, esta é a melhor para ir com crianças, porque tem a logística muito facilitada. E foi aquela onde vimos mais peixes (nadámos ao pé de peixes enormes, era coisa para meter respeito).
Cá está ela, a Cala Galdana (a única onde consegui andar de um lado para o outro a passear sem ter que mudar o sentido a cada 50 metros por ter chegado a uma ponta da praia :)).



Na quarta feira de manhã ainda fizemos praia em frente ao nosso hotel (na Cala en Bosch). É engraçado que no dia em que chegámos olhei para essa praia e comentei o facto de ser bastante pequena. No último dia, depois de ter visto todas as outras, juro-vos que já me pareceu ter um tamanho bastante razoável. 
Cá está o último mergulho na Cala en Bosch:



Gostei de ir a Barcelona, mas estes dias em Menorca foram absolutamente maravilhosos. Tivemos uma sorte desgraçada com o tempo, conhecemos praias lindas de morrer, e nadei e apanhei sol até me fartar. 
Foi tão, mas tão, tão bom!

7 comentários:

  1. Bem pensei logo nisso, essas águas são excelentes mas depois existem as alforrecas.
    Deve ser horrível.

    Mas são mesmo belíssimas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bom, mas o facto de a areia ser tão clara e a água tão transparente facilita, porque torna mais fácil de as ver =).

      Eliminar
  2. Depois dos teus relatos, fiquei ainda com mais vontade de conhecer Menorca. Era para ter sido este ano. Só não me arrependo porque amei os Açores..

    ResponderEliminar
  3. Opa agora já me deixaste com o pé atrás pro causa das alforrecas... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse ali em cima à Cláudia, como a areia é clara e a água muito translúcida até é relativamente fácil vê-las e fugir delas. A não ser que estejamos completamente distraídos, como foi o caso da minha amiga.

      Eliminar
  4. Menorca está nos planos para o próximo ano! :)

    ResponderEliminar