segunda-feira, 21 de maio de 2018

Bruxismo e uma ameaça de divórcio

A minha vida não tem andado propriamente interessante nos últimos tempos. Muito trabalho (e um em especial que me deixa beeem longe da minha zona de conforto), formação, um exame (o último) de progressão na carreira a menos de um mês e a expetativa de uma mudança para muito em breve no trabalho.
Resultado: a pessoa, que andava toda orgulhosa da sua evolução a vários níveis nos últimos tempos (consequência de mais de um ano de terapia), apercebeu-se que afinal ainda não lida assim tão bem quanto isso com certas situações.
E como é que me apercebi disso? Achava eu que estava a lidar relativamente bem com esta fase (ou pelo menos a enfrentar os problemas de frente)  quando o senhor namorado começou a queixar-se que eu agora ranjo os dentes enquanto durmo, todas as noites. 
Ora, isto é coisa que, tanto quanto sei, faço há uma catrefada de anos (se é que não fiz sempre, mas nem sempre dormi acompanhada na minha vida), mas diariamente, quando supostamente estava numa fase boa da minha vida (pelo menos em comparação com a tempestade que vivia há um ano), não estava nos planos. 

Imagem daqui.

E enquanto tento descobrir o porquê deste bruxismo (para quem não sabe, é assim que se chama este problema, e que à partida terá uma causa do foro emocional), tenho também que lidar com a "fúria" do homem, que não anda a dormir propriamente bem por minha causa (e volta e meia já agarra na almofada e vai dormir para outro quarto, que diz que não me aguenta). 
Já comprei uma proteção bocal daquelas que os praticantes de boxe usam (sim, leram bem) mas não há maneira de aquilo me encaixar bem na boca (e entre continuar a ranger os dentes e morrer asfixiada com aquela coisa enfiada pela goela, prefiro a primeira). Em tempos tive uma goteira (aparelho móvel) quando tirei o meu aparelho fixo, mas não faço ideia onde é que pára a dita cuja (se é que ainda me serviria), pelo que já marquei consulta de ortodontia a ver se arranjo um novo para usar enquanto durmo. 
É isso ou ficar sem dentes...e sem homem (e sem dentes sou capaz de ter alguma dificuldade em arranjar alguém para substituí-lo :p).

P.S. Já agora, se alguém já passou pelo mesmo e tem dicas para resolver isto, agradecia muito que partilhassem comigo.

8 comentários:

  1. Poderia ter sido eu a escrever estas palavras. Nos últimos meses tenho andado mais stressada. Coordenar trabalho a tempo inteiro e uma licenciatura em pós-laboral não é fácil, mas já só faltam - se tudo correr bem - 2 meses para acabar.
    Falei com o sr. namorado e vamos esperar que com o fim do stress também isto acabe, mas a questão é... e se não acabar?
    Falei com a minha dentista que desvalorizou a situação e me disse para tomar um relaxante muscular que isto passava, mas não sou grande fã de estar a tomar comprimidos só porque sim...
    Se continuar assim terei de ir a um especialista.
    Sou de Lisboa e já li milhentas coisas sobre isto... mas como é que se faz o despiste de uma situação destas? Porque leio imensa coisa e é usual dizerem que se acorda super cansado, ou com dores de cabeça ou nos maxilares, etc.
    A mim nada disso me acontece. Até já insisti com o sr. namorado se o barulho não seria eu a ressonar! Ele insiste que não... e o problema é que não é todas as noites...
    Alguém na mesma situação? O que fizeram? Onde foram?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Brilhante texto!

    =)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca passei por isso, mas as goteiras são capazes de ajudar, mesmo.
    Eu ainda uso as minhas, tirei o aparelho há pouco tempo e acredito que não vás de todo continuar a fazer isso.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu também sofro disso é uso goteira todas as noites mas também não tenho solução. A única coisa que posso fazer é recomendar uma dentista especializada nessa área: http://www.cmeo.pt/html/rita_henriques.html

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Olá Gelatina!
    Não te aconselho a ires a um ortodentista, mas sim a um dentista especialista em oclusão.
    Não há uma solução para o bruximo, mas pode-se atenuar os efeitos do mesmo através do uso de goteiras. Há vários tipos de goteiras e o ideal é falares com o teu dentista para veres qual a opção que se adequa melhor ao teu caso. Por exemplo, eu tenho uma para os dentes de cima e da frente que me impede de cerrar a boca, mas a minha tia tem uma que coloca nos dentes de baixo...
    De qualquer das formas, não desvalorizes o bruxismo porque desgasta os dentes e os maxilares e tem consequências a longo prazo.
    P.s. Não sou dentista, mas alguém que tem bruxismo desde criança (como quase toda a gente que sofre disto).
    Beijinhos,
    Barbara

    ResponderEliminar
  6. Tenta ir a uma consulta de ORL (otorrinolaringologia), pode ser uma disfunção da articulação temporomandibular (ATM) :)

    ResponderEliminar
  7. Meninas, muito obrigada pelas dicas e partilhas! As últimas semanas não têm sido nada fáceis neste aspeto 🙁!
    Beijinhos a todas 😘

    ResponderEliminar
  8. normalmente a goteira é uma boa solução.
    Eu quando ando em fases stressadas tenho pesadelos ao ponto de falar e sonambulismo

    ResponderEliminar