quarta-feira, 14 de julho de 2010

Não, não está tudo bem

Estava a ler no livro que proclama que me vai ajudar a "renascer das cinzas" (quem sabe?...) que as interacções banais que temos no nosso dia-a-dia com conhecidos, em que perguntamos e nos perguntam em retorno se "está tudo bem" e a quem ouvimos dizer e respondemos sempre que sim, fazem-nos cismar a todos.
Isto porque nunca está sempre tudo bem na vida de ninguém, mas ao ouvir tais proclamações da boca dos outros ficamos com a sensação que somos um fracasso, pelo simples facto de termos problemas na nossa vida.


E depois disto eu pergunto-me: será que tu também tens momentos de fraqueza? Será que por vezes também tens dificuldade em adormecer porque eu não te saio do pensamento? Será que, por momentos, também te apetece desistir de tudo e voltar a correr para perto de mim? Porque comigo isso acontece. Muitas vezes.
Eu diria que por ser uma fraca mas (para não parecer que o dinheiro no livro foi mal gasto vou dizer que) talvez seja simplesmente por ser humana.

10 comentários:

  1. Miss Royal,

    Atrevo-me a falar no plural.

    E tão humana que és. E tão humanos que somos, reconhecendo esse teu traço que sofres, muito do que também já passámos.

    Não por um gesto de compaixão, mas porque nos reconhecemos nas coisas boas e más.

    Fraqueza é outra coisa...

    ResponderEliminar
  2. Se nos respondem que está tudo bem, o melhor é não perguntarmos se está MESMO tudo bem ou ainda nos arrependemos :o)

    ResponderEliminar
  3. Gelatina, há que dar um passo de cada viz, viver um dia de cada vez! Há dias em que estamos mais inspirados, outros nem por isso (como disseste no post anterior).

    Quando nos sentimos mais em baixo, devemos procurar aquele pedacinho de corda que nos pode transportar para cima, aquela pessoa que tem o braço esticado para nos puxar para um ponto mais alto!

    Quando estamos lá no topo, devemos ter o máximo cuidado para não cairmos novamente, porque normalmente a queda magoa e leva-nos ao parágrafo anterior!

    Desabafa, solta ao máximo essa dor que te vai no peito. Porque te deixa mais leve, porque tu és humana!

    Kiss

    ResponderEliminar
  4. Confesso-te que ando a evitar comentar-te...
    Mas agora vai ter que ser.
    Porque eu também passei pelo mesmo há mais dúzia de meses.

    Eu não vou ser mais uma que te vai dizer que o tempo ajuda a passar o desgosto amoroso, porque não ajuda.

    Faz o teu luto.
    Chora o que tens que chorar.
    Se tiveres que falar nele 100vezes por dia fala. Se tiveres que pensar nele 100vezes por dia pensa.
    Não faças um esforço para não o fazeres, porque aí só vais continuar a pensar nele.

    Muda a decoração da tua casa, evita ir a sítios que iam juntos e a fazer coisas que faziam juntos (pelo menos para já), faz uma mudança de visual, muda até o caminho que fazes quando precisas de ir para casa ou para a faculdade.

    Vais ver que, daqui a meia dúzia de semanas, vais chegar ao fim do dia e vais pensar "ui, hoje pensei nele apenas 95vezes", depois, passadas mais umas semanas vais chegar à conclusão que só pensaste nele 50vezes no dia e vai continuar a diminuir até que o nome dele seja apenas o nome de alguém que partilhou 10 anos da tua vida.

    Se tiveres que recorrer a ajuda exterior, recorre.
    Eu fui a uma psicóloga e depois a uma psiquiatra.
    Tomei estabilizadores de humor (nome carinhoso dos anti depressivos que a minha psiq chamava) e compridos para dormir e sabes da melhor?
    Ajudou-me.
    Ajudou-me a dormir, foram menos 8horas a pensar nele.

    Outra coisa que também fiz, foi sair. Saí muito, ora sozinha ora com amigos.
    Ora ia até ao café da esquina, ora ia até ao Algarve ou até Peniche.

    Faz o teu luto!
    Vais ver que mais cedo ou mais tarde (e não interessa que sejam anos), tu vais olhar para trás e vais pensar "eu sobrevivi".

    Beijo grande.
    E alguma coisa que precisas, dispõe!

    ResponderEliminar
  5. Nada mais humano que gostar... querer... chorar...Por isso, todos gostamos, queremos, choramos. é verdade que nunca está tudo bem... mas,é assim mesmo que as coisas correm... Não és um fracasso. Nunca poderás ser um fracasso, só porque sentes. Pelo contrário, é por conheceres dos teus sentimentos, por os encarares, por os mostrares, que te deves sentir vitoriosa...

    ResponderEliminar
  6. Vocês são tão queridos, mas tão queridos que não têm ideia! Que coisas mais fofas são os meus leitores =)!

    Cláudia, olá =)! Gostei de ler as tuas palavras, gostei muito. Obrigada. E não evites comentar-me. É como tu dizes, não devemos fazer esforço para não falar no que nos faz sofrer por isso está à vontade quando partilhares dos meus sentimentos =).

    Restante audiência, com os conselhos que vocês me dão só vos tenho a dizer que ainda me vão ouvir muito falar deste assunto, como vocês sabem está em causa metade da minha vida, mas prometo que vou tentando intercalar com posts menos chatos. Palavra de Gelatina =)!

    ResponderEliminar
  7. Às vezes respondemos que está tudo bem simplesmente porque não queremos que nos façam muitas perguntas ou só nos apetece ficar quietos. Ninguém aqui é um fracasso.

    Ainda vais pensar muito tempo se ele pensa isto, se ele sente aquilo... é normal, é mesmo... e por mais tempo que passe, um dia ou outro do nada ainda vais pensar nisso, mas sabes, quando isso tudo passar, vais sentir-te tão mais forte por teres passado por tudo isso. Acredita que te vais sentir muito grande, e quanto melhor estiveres a reagir agora, maior te irás sentir mais tarde! ;) Força nisso. Beijinhos *

    ResponderEliminar
  8. A dor ensina-nos muita coisa, e tenho que discordar da Claudia.O luto nunca fez bem a ninguém. Sou completamente contra. Não o conseguir tirar da cabeça é uma coisa, outra é "obriga-lo" a ficar lá dentro. O luto não o traz de volta, infelizmente. Irás "renascer" com toda a beleza e vivacidade que te caracteriza. *

    ResponderEliminar
  9. Já se disse aqui muita coisa interessante e eu concordo...

    Por vezes,não está mesmo tudo bem,mas nem sempre nos apetece proclamar esse estado a toda e qualquer pessoa...até porque nem sempre conseguimos explicar o que se passa...e para isso mais vale dizer que está tudo bem.

    E não te inibas de demonstrar que estás a sofrer porque tens motivos para isso,é normal e humano.

    ResponderEliminar