sexta-feira, 24 de maio de 2019

Road trip pelos Balcãs - Parte V (Pocitelj e Mostar)

No nosso quarto dia de viagem, deixámos a Croácia e rumámos à Bósnia-Herzegovina. Se este não foi o meu dia preferido da viagem (é difícil escolher um), está com certeza no top 3.
A passagem pela fronteira foi muito rápida mas, como disse no primeiro post, informaram-nos que no verão pode demorar horas (convém ir o mais cedo possível).
O destino final do dia era Mostar, mas antes passámos em Pocitelj, um pequeno vilarejo que fica a uns 20 minutos de distância (30 km) de Mostar. E em boa hora o fizemos.
É uma aldeia cheia de charme, construída sobre uma colina. Vê-se em não mais que uma hora mas vale tanto a pena! Fiquei completamente encantada com este lugar.
































Depois da bela surpresa que foi visitar Pocitelj, por volta da hora de almoço chegámos a Mostar - que não é menos encantadora que Pocitelj.
Ficámos alojados no City Apartment One, que tem ótimas condições, localização e relação qualidade preço (o único senão é o reduzido espaço de estacionamento - valeu-nos uma mudança de planos ao final da tarde, já que queríamos ter dado um saltinho a Blagaj e ficámos com o carro trancado por outro que estacionou atrás do nosso).
Mal deixámos as malas no hotel fomos almoçar no restaurante Harmonija com a fabulosa vista da primeira foto abaixo (não é difícil fazer uma refeição em Mostar com uma vista fabulosa, já que há n restaurantes com vista para o rio).



























O ex libris da cidade é a ponte sobre o rio Neretva, e toda a área circundante, que é maravilhosa. Há um bazar junto à ponte, com imensas lojinhas, em ruelas amorosas que percorremos sempre com o rio e as montanhas como pano de fundo.



























Vista sobre a famosa ponte, Stari Most.





Vêem-se várias alusões à guerra da década de 90 (e também se vêem alguns edifícios com várias marcas de balas, e vários cemitérios dedicados às vítimas da guerra - a grande maioria homens e jovens).



Adorei conhecer Mostar, e recomendo a 300% a visita a esta cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário