terça-feira, 21 de maio de 2019

Leituras


O rapaz escondido

Avaliação do Goodreads: 4,42/5
Minha avaliação: 4,5/5

Que história tão bonita, a deste livro!
"O rapaz escondido" é a história de um adolescente sírio que foge da guerra e dá por si sozinho em Bruxelas, na Bélgica, onde acaba por fazer amizade com um rapaz americano que se mudou recentemente com a família (contrariado) para aquele país.
A história passa-se em 2015 e descreve acontecimentos dos quais todos nos lembramos, como por exemplo o atentado terrorista que aconteceu em Paris, no Bataclan.
Ao longo da narrativa temos muitos paralelismos entre a discriminação de que foram alvo os judeus, na II Guerra Mundial, e aquela que sofrem os refugiados atualmente. 
É uma leitura dura - para mim conseguiu ser ainda mais do que as histórias do holocausto - porque contrariamente ao que aconteceu com os judeus (que, apesar de tudo, não tem comparação), porque aqui não estamos a falar do passado. Isto é um romance, é ficção, mas sabemos que relata a realidade atual de muitas pessoas. De pessoas que tinham uma vida igual à de muitos nós antes de ter começado a guerra, e que tudo o que fazem é lutar pela sobrevivência, enquanto são discriminados por ocidentais assustados que, muitas vezes, os tratam a todos como ameaças terroristas, por causa do comportamento de uma minoria que a única coisa que partilha com os refugiados é a religião.

Sem comentários:

Enviar um comentário