quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Natal e prendas

Imagem daqui.

Eu gosto muito do Natal, mas aqui me confesso: cada vez gosto menos da parte das prendas.
Não gosto de comprar coisas por obrigação seja para quem for e também dispensava bem recebê-las. Porque, não querendo soar mal agradecida, a verdade é que sou uma privilegiada a quem não falta nada (assim como são todas as pessoas a quem dou prendas) e, ou a coisa é feita de forma muito pouco romântica e dá-se prendas "a pedido", ou dificilmente se acerta em algo que vá efetivamente ser útil na vida do presenteado (e mesmo que nós compremos algo com a melhor das intenções e cuidado, a achar que vai ser usado pela outra pessoa porque é uma ideia tão gira, nem sempre a outra pessoa pensa como nós e lá vai aquilo fazer companhia à demais tralha que uma pessoa tem em casa arrumado num canto). E eu, cada vez mais, tenho aversão a tralha. E tralha com valor sentimental é a pior categoria de tralha, porque uma pessoa sente-se obrigada a albergar aquilo em casa durante tempo suficiente para conseguir viver com a sua consciência no momento em que já não parecer precipitado assumir aquilo que sabíamos desde o dia em que a recebemos: que não usamos aquilo e portanto tem que seguir o seu caminho.
Desde que sou adulta (ou até antes disso) que sou eu que escolho (e na maior parte das vezes até compro) a prenda que os meus pais me dã a mim, assim como a dos meus avós para mim (e na maioria das vezes também digo ao senhor namorado o que quero, e vice-versa). E é da maneira que aproveito para escolher coisas de que gosto mesmo e que não fazem assim tanta falta mas como "tem que ser" lá posso aproveitar para me permitir aquele luxo.
Imagino que não seja fácil fazer com que a família alinhe nisto (talvez a mais chegada, hei de sondá-los este Natal...), mas para mim nesta época só se davam prendas às crianças. Quanto aos restantes, era agarrar no dinheiro das prendas que não comprámos (ou em 1/3 que fosse desse dinheiro) e dá-lo a quem verdadeiramente precisa (uma instituição ou família carenciada). E como bónus, ainda poupávamos o ambiente, as nossas carteiras, e espaço precioso nas nossas casas.

5 comentários:

  1. Eu adooooooro o Natal! Mas deixei de adorar os presentes. Este ano vou fazer o mesmo que fiz o ano passado, semelhante ao que sugeres: só comprei presentes para os meus sobrinhos, e à restante família e amigos vou dar pequenas lembranças feitas por mim (coisas de comer, basicamente). Com o dinheiro que gastaria em presentes, vou apoiar instituições que acompanho e com as quais me identifico. O ano passado, por exemplo, optei por apadrinhar uma gatinha que estava numa associação, em nome de toda a família e durante um ano, e ofereci postais à família a acompanhar as lembranças, com uma foto dela. Toda a gente gostou e fez-me muito mais sentido assim. Claro que nem toda a gente aceita isto. Claro que, mesmo comigo a dizer que não quero presentes e que preferia que fizessem o mesmo, sei que vou recebê-los. Mas, a pouco e pouco, acho que podemos todos ir tomando mais consciência das decisões que tomamos e do que é realmente importante.

    ResponderEliminar
  2. Visitando, lendo e escrevendo:- Embora o Natal seja cada vez mais virado para o consumismo, a verdade é que, gostamos de dar e receber prendas. Está nos genes.
    --
    » » Hortinhas urbanas e seus desígnios visuais « «
    --
    FELIZ NATAL

    ResponderEliminar
  3. Adoro o Natal, mas tambem acho que esta obrigação das prendas faz com que se perca a magia. Lá por casa oferecemos só as crianças e com os adultos optamos por fazer o amigo oculto. Todos gostam mt e gastamos muito menos dinheiro.

    Bom Natal

    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Para mim o Natal tem que ter prendas.
    E não concordo com isso do Natal e prendas só para as crianças. Adoro mimar os meus.
    É verdade, eles acabam por dizer o que querem, mas nunca sabem o que vem de lá a nível de aspecto.
    Não dou tralha, só coisinhas que sei que precisam mesmo.
    Este ano foi tudo corrido a roupa e tenho a certeza que vão adorar =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eu não vou nessas modernices, continuo a adorar comprar e dar presentes. Bem, como receber, pois claro. Desde Agosto que já ando a comprar os meus. Já está tudo tratadíssimo. :)

    ResponderEliminar