quarta-feira, 20 de julho de 2016

Mais um dia, mais uma descoberta

Vivi na Madeira durante 17 anos, venho cá todos os anos pelo menos duas vezes por ano (mas quase sempre mais) e continuo a descobrir lugares por onde nunca tinha passado.
Face à escassez de areia existente na costa (e à abundância de calhau), o conceito de praia na Madeira acaba por ser ligeiramente diferente daquele a que estão habituadas as pessoas que vêm de fora. Desde que o mar esteja acessível (o que se consegue muitas vezes através da construção de uma plataforma e umas escadas de acesso) e se consiga estender uma toalha de forma minimamente confortável, fazemos uma bela praia mesmo sem areia.
O lugar onde os meus pais nos levaram ontem é mais um dos muitos onde eu nunca tinha ido. Chama-se Calhau da Lapa e só dá para lá chegar de duas formas: de barco (a partir da Ribeira Brava) ou através de um caminho pedestre bastante íngreme (com muita escadaria pelo meio, que convém fazer de sapatilhas) que se faz em coisa de meia hora para cada lado, e que foi a opção que tomámos. A subida, no regresso, não é nada fácil de se fazer, mas é um trajeto que acho que vale muito a pena porque tem várias perspetivas absolutamente maravilhosas do mar.


Algumas paisagens durante o caminho.

Um dos acessos ao mar, lá ao fundo (a plataforma ali no meio, que tem três escadas de acesso ao mar).

E algumas perspetivas da zona da praia propriamente dita.

E a temperatura da água? Uns fabulosos 23ºC. Que maravilha!

5 comentários: