quinta-feira, 31 de maio de 2012

Para sempre... ou talvez não



Quem diz que "as relações agora não funcionam porque as pessoas não se esforçam quando a coisa corre mal e optam pelo facilitismo de ir cada um para seu lado" de certezinha que nunca passou pela situação de separar-se de alguém que ama, não porque essa pessoa lhe pôs um par deles na testa nem porque nos mandou dar uma curva, mas sim fruto da decisão mútua de que "não dá mais". Nem vou entrar pelo "pormenor" de ter que aprender a viver de novo de uma forma completamente diferente depois de uma década de relação.

Por experiência própria, foram meses em que eu cheguei a acreditar que era possível morrer-se, literalmente, de sofrimento. A modos que fico com vontade de apertar o pescocinho a alguém quando ouço grandes teorias sobre "o facilitismo com que as pessoas acabam relações hoje em dia". 

Que horror, desistir de uma coisa que nos faz infeliz em vez de continuarmos num calvário o resto da vida. Como é que alguém se atreve a almejar de tal forma a felicidade?

9 comentários:

  1. Tambem vi terminada uma relacao de decisao mutua.. Ainda hoje me doi...

    Concordo com cada palavra que dizes...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Acredito que tenhas toda a razão. Mas na verdade também há casos em que se opta claramente pelo facilitismo, casos em que as pessoas simplesmente 'não estão para se chatear' ou 'acham que não vale a pena' ou simplesmente 'recusam-se a dar o braço a torcer ou tentar aceitar que não são as melhores do mundo em tudo'.

    Agora, não quero acreditar que se possa generalizar isto.

    ResponderEliminar
  3. Não sei se esse dito "facilitismo" será assim tão negativo. Acho que as pessoas, de um modo geral, começaram a ter mais amor próprio, a dar mais importância ao seu bem estar emocional em vez de insistirem em relacionamentos quebrados. E não acho que seja assim tão fácil terminar uma relação, mesmo para quem a termina, e mesmo que a decisão parta dos dois. Acho, sinceramente, que muitas vezes é a saída menos egoísta porque estão-se a dar, mutuamente, a oportunidade de tentarem ser felizes de outras formas, com outras pessoas. Eu sempre achei que quando um relacionamento necessita de muita luta para se manter, é porque já quebrou de alguma forma.

    ResponderEliminar
  4. Jo, pois eu acho que quando alguém chega à conclusão que "não está para se chatear" é sinal que a outra pessoa/o relacionamento já não valem mesmo a pena. Ou isso ou não ama a sério. Porque caso contrário vamos estar, sim, "para nos chatearmos".

    ResponderEliminar
  5. Mas quem é que disse que não há sofrimento?

    Facilitismo VERSUS sofrimento = coisas diferentes.

    Mas quanto à questão Primordial: o AMOR entre duas pessoas é ETERNO, acho que NÃO é a resposta. Se ao menos a esperança média de vida fosse de 30 anos, diria que sim. Mas subindo esta para os 90, exigir que aturemos alguém e que se mantenha o interesse por apenas AQUELA pessoa durante uns 50 ou 60 anos é DEMAIS, não parece?

    Isto é a minha análise racional, matemática... clara e objectiva. Nada emotiva, só prática.

    Já paraste para pensar naqueles que ficaram REALMENTE JUNTOS até a morte os separar? Que tipo de convivência levaram?

    Eu descobri que a maioria (ainda não conheci excepção) dá-se como CÃO E GATO, existe muita mágoa e ressentimento, um subjuga-se mais ao que domina mais, as mulheres tinham tendência a aturar ABUSOS e FALTAS DE RESPEITO, fechando os olhos a traições diárias e ao tratamento de empregada do marido.

    É natural que hoje em dia não dure tanto... já não se aceita tanta coisa com essa facilidade.

    ESSES que ficam juntos a vida inteira... sabes quantos desses anos são FELIZES? Acredito que a maioria deles são INFELIZES. Alguns insuportáveis mesmo.

    Em suma: isto de viver numa relação a dois, seja de amor, amizade, parentalidade, o que for, dá MUITO TRABALHO, é desgastante e é a coisa mais trabalhosa do universo.

    ResponderEliminar
  6. Tenho saudades de falar contigo.
    A ver se te envio um email. É a pior coisa do mundo, separar-nos de alguém que amamos, mas com quem simplesmente já não conseguirmos viver.
    Espero que até breve.
    Bjnho (Venho sempre aqui apesar de há muito nada dizer).

    ResponderEliminar
  7. Os desgostos de amor roubam-nos uma grande parte da vontade de viver, é um facto.

    ResponderEliminar
  8. É muito mais fácil manter um relação do que ter a coragem de avançar, mas nem todos percebem isso.

    ResponderEliminar
  9. Partilho totalmente da opinião do texto!

    Nunca passei por qualquer separação dolorosa, mas acredito que se pode agoniar em sofrimento. Acredito totalmente.

    ResponderEliminar