terça-feira, 10 de setembro de 2019

Diário de uma gravidez #17 - 38 semanas







































Fotografia tirada no fim-de-semana passado (só me apercebi tarde demais que a lente da câmara estava suja pelo que é este o estado - miserável - da última recordação que terei na praia com o meu filhote ainda cá dentro)

Como contei no último post, a chegada às 37 semanas veio acompanhada de alguma ansiedade. Ansiedade essa que, estranhamente ou não, tem diminuido entretanto (não sei se por não ter voltado a sentir contrações com dor desde aqueles dois episódios isolados).
Se, por um lado, nesta fase todos os planos são feitos a curto prazo e sempre sob a condição de o Gustavo nos deixar, por outro parece que ainda não caí verdadeiramente em mim que qualquer dia pode mesmo ser o último dia em que não vamos ter o nosso filho cá fora connosco e que depois disso...a nossa vida nunca mais será a mesma.
Tive consulta ontem e, contrariamente ao que esperava ouvir, a médica disse-me que pela posição do bebé e pelo estado do meu útero, duvida que ele aguente cá dentro até às 40 semanas. Ora, daqui a dois dias completamos 39 semanas e eu sempre disse que se pudesse escolher seria precisamente por esta altura que o meu filhote viria cá para fora. Quem sabe ele não decide mesmo fazer-me a vontade? [Que miúfa, senhores!]
A nível físico, e apesar dos desconfortos inevitáveis desta fase, continuo a sentir-me muito (e cada vez mais) grata. Tenho à volta de 9kg a mais do que tinha quando engravidei (se a coisa não descambar entretanto, terei cumprido o intervalo de 9 a 12kg de que tinha falado a médica), continuo sem inchar (era dos meus maiores receios) e ainda vou conseguindo manter-me ativa (faço algumas caminhadas, alongamentos, e alguns exercícios muito leves e adaptados à minha condição) apesar de precisar de descansar mais (e fugir a sete pés do calor. esse sim, arrasa-me por completo). Custa-me um pouco virar-me na cama mas diria que tenho dormido em média umas 7 a 8 horas por dia, o que nesta altura do campeonato, é maravilhoso. 
A dois dias de completar as 39 semanas de gravidez, quem sabe se este terá sido o último capítulo deste diário cá pelo blogue? Cheira-me que ainda cá volto para um último relato (lá está, continuo sem ter efetivamente caído em mim) mas se  for mesmo o último, cá voltarei para vos dar novidades e dar início a um novo diário por aqui.

10 comentários:

  1. Eu estou sempre à espera da boa nova =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que for o último relato, então que tudo corra maravilhosamente bem <3

    ResponderEliminar
  3. Que emoção :) Que corra tudo muuuuuito bem ! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É verdade que nada vai ser como dantes e, cá entre nós, quando se trata do primeiro, acho que nunca estamos verdadeiramente preparadas para o que aí vem. Mas, garanto-te que, mesmo que não o sintas logo de imediato (o cansaço, as hormonas e o primeiro impacto da mudança são tramados...), vai ser a melhor coisa da tua vida. Vai correr tudo bem. (E se o babyblues aparecer, digo-te o que gostava que me tivessem dito a mim: é normal e vai passar). Beijinhos
    Luciana

    ResponderEliminar
  5. Espero que o bebé já tenha nascido e que estejam a viver os melhores dias das vossas vidas a três. Beijinhos

    ResponderEliminar