quarta-feira, 5 de junho de 2019

Road trip pelos Balcãs - Parte VIII (Dubrovnik, Croácia)

E no sétimo dia de viagem chegámos à famosa Dubrovnik, na Croácia (para quem não sabe, é a cidade onde foram gravadas parte das cenas d' A guerra dos tronos, as de "King's Landing").
Muito graças à série, o turismo em Dubrovnik tem aumentado imenso nos últimos anos, fazendo com que os turistas pela cidade sejam imensos (há muitos barcos de cruzeiro a passar por lá) e os preços sejam muito caros.
Ficámos alojados fora do centro (sob pena de termos que vender um rim para pagar o alojamento) numa zona que tem muitas guest houses. O caminho do alojamento até ao centro é a descer e faz-se em mais ou menos 15 minutos (o regresso, a subir, já não é tão fácil, principalmente se estiver calor - ou então um dilúvio como nós apanhámos). A alternativa é levar o carro e pagar qualquer coisa como 10€ ou mais de parquímetro por hora (eu disse que era caro).
Se quiserem uma referência, o sítio onde ficámos alojados chama-se Dubrovnik Icy Guest House e, apesar de ter quartos modernos e cómodos e ter estacionamento gratuito (muitíssimo importante em Dubrovnik) o wifi não funcionava (pelo menos no nosso quarto, que ainda por cima era bem perto da receção) e, para além de não ter pequeno-almoço, a cozinha do alojamento era muito pequena, ainda para mais tendo em conta que serve muitas pessoas - contei mais de 10 quartos no total).
O dia da nossa chegada a Dubrovnik estava bem cinzento, ameaçando chuva a qualquer momento. Deixámos as malas e o carro na guest house e fizemos um Free walking tour ao final da tarde. Começámos debaixo de um céu muito cinzento, terminámos duas horas depois debaixo de um dilúvio.







Na manhã do segundo dia perdemos o amor ao dinheiro e decidimos percorrer as muralhas da cidade. O preço do bilhete custa 200 kunas por pessoa (qualquer coisa como 27€) e dá-vos uma perspetiva espetacular sobre toda a Old Town e as próprias muralhas, com o mar ali ao lado. É mesmo bonito. E é também a única maneira de se tirarem fotos minimamente giras sem 50 pessoas praticamente no vosso colo, já que ficam acima do nível da cidade. Dependendo da velocidade e das paragens (há inclusive restaurantes e bares dentro da muralha) percorre-se a muralha numa hora.
























































Na minha opinião, e apesar do preço, vale mesmo muito a pena percorrer a muralha. Eu adorei a experiência.
O que ficou por fazer e que também nos pareceu interessante: podem apanhar um barco para uma ilha que tem alguns objetos específicos d' A guerra dos tronos (a famosa iron throne, por exemplo) ou ir até às colinas no topo da cidade apreciar a vista, que também deve ser espetacular (normalmente podem ir de teleférico - estava encerrado há uns dias quando lá fomos porque, ao que parece, os donos não pagavam os impostos devidos há anos -, carro (não aconselhado porque é a pique e estreito), taxi...ou a pé, se forem pessoas cheias de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário