terça-feira, 11 de junho de 2019

Road trip pelos Balcãs - Parte IX e última (Split e Trogir)

[Enquanto a pessoa se passeia por outras bandas, vamos lá à última parte do relato da viagem aos Balcãs].
De Dubrovnik rumámos a Split, também na Croácia, no nosso nono dia de viagem.
Split está muito longe de ser uma cidade feia e desinteressante, mas depois de termos conhecido Zadar e Sibenik - e de termos gostado imenso de ambas - achámos Split "mais do mesmo", mas em versão menos gira. Talvez se tivesse sido a primeira cidade costeira da Croácia que tivessemos visitado o impacto tivesse sido outro.
A primeira foto abaixo é ainda da zona de Dubrovnik, onde parámos para almoçar no início da viagem para Split. Foi pena ainda não estar temperatura digna de ir a banhos, porque vimos com cada cenário de mar mais apetecível que o outro. 
































A gastronomia nos Balcãs desiludiu-nos. Iamos com expetativas altas (de comer grelhados e marisco de alta qualidade) e foram defraudadas: os grelhados que provei eram demasiado gordurosos para meu gosto, e o marisco "a sério" custava uma pequena fortuna, pelo que passei a vida a comer massa e risotto de marisco, sempre de qualidade medíocre. Até que fomos ao restaurante Re Di Mare, em Split, e tivemos a melhor experiência gastronómica de toda a viagem (a par com o risotto de Rakovica). Eu, com uma massada de peixe e marisco e ele com um gnocchi recheado com salmão fumado. Já a sobremesa não era nada de especial (muito à base de bolos com creme, não é bem o meu género).


Na parte da tarde fomos a Trogir, uma cidade que fica a pouco mais de 30 minutos de Split. É mais pequena e mais pitoresca, gostámos muito.








E no décimo dia de viagem regressámos a Zagreb para queimar os últimos cartuchos da viagem, e regressar a Lisboa no dia seguinte.
O balanço da viagem? Muito positivo. Gostei muito e recomendo.
O top 3 da viagem? Mostar (na Bósnia), Kotor (no Montenegro) e os Lagos Plitvice (na Croácia).
Aquilo que nos impressionou menos (apesar de não ter havido nenhuma cidade da qual não tenhamos gostado)? Zagreb e Split (na Croácia).

3 comentários:

  1. Obrigada pela partilha do teu roteiro e de tanta informação útil :)

    Um dia gostava de fazer uma coisa deste género, e hei-de vir aqui reler tudo isto!

    Conheço a Croácia apenas de umas férias num veleiro, em que andámos só na zona norte, e gostei muito. Mas toda essa zona tem imenso para explorar e andar a ler os teus relatos deu-me imensa vontade de pegar nas malas e ir :)

    ResponderEliminar
  2. a quarta foto a contar de baixo quase parece a vista para Gaia do miradouro da Vitória :D

    ResponderEliminar
  3. Ando a preferir mesmo é viagens, que por estar desempregada não posso fazer muito longe, que envolvam mais natureza e menos cidade.

    Beijocas

    ResponderEliminar