quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Paris #1

[Uma pessoa começa a pensar nos posts da viagem a Paris e apercebe-se que ainda não fez o segundo (e último) post da ida a Viena em setembro mas...no pasa nada, havemos de lá chegar...ou não)].
Mas então Paris...para começar, uma dica de alojamento. Ficámos alojados neste apartamento, em Monmartre, que eu recomendo mesmo muito pelas mais variadas razões: porque a dona (portuguesa, por acaso) é de uma simpatia e disponibilidade espetaculares, porque fica numa rua cheia de lojas amorosas com todo o tipo de comércio, porque tem todas as comodidades e é bem silencioso (tanto a nível de vizinhança como de barulhos do exterior).
A dona Isabel aconselhou-nos a apanhar um taxi de Orly para o apartamento, visto que éramos três pessoas (pois é, sodôna sogra também foi connosco) e as viagens de taxi entre Orly e Paris têm agora um preço fixo de 35€, que acaba por ficar praticamente ao mesmo preço que os transportes públicos quando forem 3 pessoas, como era o nosso caso (o autocarro para o centro custa à volta de 8€, e depois têm que apanhar metro, cujo bilhete individual custa 1,90€).
Paris recebeu-nos na noite de quinta-feira debaixo de um belo nevão. O primeiro da época, ao que parece e, segundo me disse a minha amiga russa que lá vive, nem é coisa que aconteça todos os anos, pelo que tivemos mesmo pontaria. Confesso que a viagem de carro debaixo de neve me deixou algo receosa, mas o taxista não parecia nada preocupado. Foi um cenário bonito de se ver, mas foi o único nevão que apanhámos (de resto só alguma chuva no domingo e dias bem cinzentos).
Não me lembro da última vez que tinha apanhado um taxi no estrangeiro, no aeroporto e, oh senhores, que confortável que foi ser deixada à porta do apartamento, ainda para mais debaixo de neve. Uma maravilha!
Chegámos a "casa" ao início da noite de quinta-feira, só nos apetecia comer qualquer coisa e ir para a cama. Ainda passámos os olhos nos restaurantes ali da rua, mas logo nos apercebemos dos preços poucos simpáticos, ainda para mais quando íamos dali diretos para a cama (detesto deitar-me enfartada), pelo que nos soube pela vida o pão, ovos e tomate que a dona Isabel nos deixou à disposição lá em casa (eu disse que ela era uma simpatia, não disse?). Para além disso, tínhamos café e chá, que também deu um jeitaço.
Na sexta-feira, e porque estávamos na zona de Monmartre, começámos o dia a visitar a zona, com passagem pelo Sacré Coeur.

Ainda havia vestígios da neve da véspera.

A vista sobre Paris, da zona do Sacré Coeur.

Monmartre.

Depois do passeio por Monmartre apanhámos o metro até ao Arco de Triunfo e descemos, a pé, os Campos Elísios, com direito a muitas paragens (mas neste primeiro dia não entrámos em praticamente nenhum sítio, aproveitámos as temperaturas suportável e a ausência de chuva para passear o máximo possível).

A Torre Eiffel, vista da Ponte Alexandre III.

Jardim das Tulherias. Andámos na roda, no dia seguinte - o bilhete custa 12€ por pessoa - e não foi algo que me tenha fascinado (mas o facto de estar um dia muito cinzento, um frio horroroso e aquilo não ter aquecimento e nos deixarem parados lá dentro durante algum tempo também não ajudou, é um facto).

O Louvre.

A Pont Neuf e os famosos cadeados do amor.

Ao final da tarde, já a caminho de casa, passámos pelas Galerias La Fayette (que estavam algo claustrofóbicas com tanta gente). O edifício tem parte mesmo bonitas que valem a pena a visita, e vimos este "pinheiro" de Natal super original e colorido, e assistimos a um mini espetáculo  de música nesta zona central, à hora certa (não sei se fazem todas as horas).

[Voltarei com um segundo post sobre Paris e outro sobre o dia maravilhoso que passámos na Disney]