quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Fui a Viena e já voltei

Viena foi um misto de emoções. Quanto à cidade propriamente dita, gostei mesmo muito. Em termos de experiência, tivemos alguns episódios poucos simpáticos com habitantes locais (mas também apanhámos gente simpática...não muita, mas apanhámos) . E quanto à comida tradicional, eu não ia à espera de gostar, porque carnes panadas (o famoso schnitzel), salsichas e carne vermelha em geral não são propriamente os meus pratos preferidos, mas sendo eu uma lambona assumida, fico sempre com alguma pena quando não sou capaz de apreciar a gastronomia de qualquer sítio onde vá.
Ficaram alguns sítios por visitar (um deles um pouco escandaloso: não fomos ao palácio Schonbrunn - antiga residência de verão da família imperial) e muitas fotos por tirar (minhas principalmente, já que não me apetecia estar sempre a chatear as minhas amigas - que praticamente nunca querem fotos de si próprias - a pedir fotos e mais fotos), pelo que motivos não me faltarão para voltar a Viena num futuro próximo.
Ficámos hospedadas durante o fim-de-semana num apartamento destes, que nos pareceu ter uma boa relação qualidade preço (ficámos num estúdio com 3 camas por 50€ por noite, mas depois da reserva feita vimos que a taxa de limpeza, cobrada à parte, era quase o valor de uma noite - 45€). Depois de lá ter estado, diria que são capazes de conseguir alojamento com melhor localização (este ainda fica longe do metro) a preços semelhantes.
Chegámos a Viena ao início da tarde de sábado (depois de a Tap nos ter brindado com um atraso jeitoso) a tempo de fazer um Free walking tour pelo centro da cidade ao final da tarde (é o segundo passeio do género que faço e acho que vale mesmo muito a pena. foram quase duas horas a passear por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, com direito a explicações muito interessantes, e no fim pagamos o valor que nos apetecer - nós demos 10€ cada uma).
O domingo começou com uma visita a um complexo habitacional que eu queria muito conhecer, da autoria do arquiteto Hundertwasser. Os prédios são super originais e pensados ao pormenor (até as casas de banho têm o toque bastante evidente do arquiteto). Adorei a visita e recomendo muito.













Quando eu digo que é tudo pensado ao pormenor...refiro-me mesmo a tudo, como podem ver.

Depois de um almoço tipicamente austríaco (as voltas que eu dei àquele menu à procura de algo que me fosse minimamente apelativo...sem sucesso) passámos pelos jardins do Palácio Belvedere (como o tempo era escasso decidimos limitar ao máximo as visitas a espaços interiores), que são enormes e valem a visita.




[A segunda (e provavelmente também última) parte da viagem a Viena fica para um segundo post.]

5 comentários:

  1. A viagem do próximo ano vai passar por Budapeste e Praga e estou mesmo indecisa se inclua Viena. Quantos dias dirias para conhecer Viena e os interiores dos palácios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa só responder agora. Eu em três dias deixei coisas por ver (mas poderia ter sido mais rígida nos horários e aproveitado um bocadinho mais), mas diria que para não fazer tudo a correr uns 4 dias no mínimo...
      Beijinho

      Eliminar
  2. Foi pena não teres comentado que vinhas a Viena. Eu vivo cá e sigo o teu blogue há uns anos... poderia ter dado algumas dicas ou até mostrado algumas coisas. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentei ao de leve no post anterior. Fico com pena =(, mas de qualquer forma agradeço de coração! Obrigada! Beijinho

      Eliminar
  3. Nunca lá fui, mas já percebi que é virada mais para a arquitectura.

    Mas tens fotos bonitas aí =)

    Beijocas

    ResponderEliminar