domingo, 25 de outubro de 2015

Os meus primeiros 20km em corrida

[peço desculpa a quem não tem o mínimo interesse neste assunto, mas este é um feito demasiado especial na minha vida para não ficar registado. e ao pormenor.]


Foi em julho que decidimos (eu e algumas das pessoas do meu grupo de corrida) inscrever-nos nos 20 km de Almeirim. O número "20" parecia-me um ato de loucura, mas não foi assim tanto porque se há pessoa que tem treinado a sério, sou eu. De há uns meses para cá faço os mais variados treinos (desde coisas mais leves como dança, a exercícios e aulas com musculação) entre 5 a 6 vezes por semana, sendo que todas as semanas corro uma vez, entre 10 e 15 km por regra (acima disso corri uma vez 16, uma 17 e uma 18 km. mais que isso nunca tinha feito). Quando disse à minha mãe que ia fazer esta corrida ela saíu-se com um "Coitadinha da minha filhinha". Achei um piadão, parecia que alguém me tinha obrigado =).

A t-shirt oficial da corrida. Ah pois é, cor de rosa para toda a gente (se bem que, para dizer a verdade, não vi quase ninguém com ela vestida).


Ia preparada para correr sozinha, porque fui com colegas que estão num campeonato muito mais à frente que o meu, e os outros, os mais próximos de mim, iam sem ter treinado mais que 10 km. Apetrechei-me de música, de um boné (que, estranhamente, também dá bastante jeito quando chove, para não levarmos com a chuva diretamente na cara) e segui caminho, sozinha. 


Choveu durante os primeiros 9 km (nada de torrencial) e eu ia com as sapatilhas ensopadas, mas nada de muito desagradável (e sabem que mais? correr com chuva é assim mil vezes melhor do que correr com sol.). Não havia vento e a temperatura estava mesmo no ponto. 
Fui sempre num ritmo confortável. Tinha o desejo de não ultrapassar as 2 horas, mas, mais importante que isso, queria desfrutar da corrida, e não ir em sofrimento. E assim foi. Por volta do 6º km tive uma agradável surpresa: a colega que me costuma acompanhar sempre, e que estava para trás, alcançou-me e não nos separámos mais. Fomos o tempo quase todo à conversa e nem demos pelo tempo passar, até chegar ao 16º km. Aí não só o sol decidiu dar um pequeno ar de sua graça, como as pernas começaram a pesar ligeiramente. Mas eu continuava a sentir-me super bem (muito melhor do que noutras corridas de 10 e 15 km que já fiz) e cheia de vontade de chegar ao fim. Cheguei aos 19 km de tal forma bem que decidi acelerar, para garantir que não ultrapassava as duas horas aos 20km. E consegui, por muito pouco, mas consegui. Eu con-se-gui!

Cá está a prova.


Eu, que sempre fui a penúltima pessoa a ser escolhida para formar equipa nas aulas de Educação Física, na escola, corri os meus primeiros 20 km. E consegui tirar (muito) prazer disso ao longo de todo o percurso. É muita felicidade junta!


E depois de 20 km, nada como comer uma bela caralhota (que eu não conhecia e, ao que parece, é um pão típico de Almeirim, mas para mim tem o mesmo aspeto e sabor de muitos que já comi, mas com outro nome. o que não quer dizer que não seja bom, que é) a acompanhar uma sopa da pedra.

5 comentários:

  1. Parabéns!!
    Hoje descarreguei a app "couch to 5k" e amanhã vou começar. Espero daqui a uns tempos conseguir correr 5km seguidos.
    Obrigada pela inspiração.

    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo feito! O meu objectivo para este ano é conseguir correr 5km. Não sei se irei conseguir. Mas acho que quando conseguir (por pouco que isso seja), vou sentir o mesmo que tu hoje, porque eu também era sempre a penúltima ou a última a entrar para as equipas nas aulas de educação física!

    ResponderEliminar
  3. Uau, muitos parabéns! Também me devia meter numa coisa dessas mas a preguiça ganha-me sempre :(

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, meninas =)!
    Liliana, obrigada pelas palavras! Tenho certeza que se tentares vais conseguir. Com treino e empenho chegas lá. Força nisso ;)!

    ResponderEliminar