terça-feira, 16 de junho de 2015

Dias 4 e 5 @ Marrocos - Ouarzazate, Marraquexe e Casablanca

Na terça feira saímos cedo do deserto e fizemos o caminho de regresso a Marraquexe, desta vez com paragem em Ouarzazate.

Parte da paisagem a caminho de Ouarzazate.

Paragem no caminho.

Fomos ao Atlas Studios, onde foram filmadas cenas de vários filmes conhecidos como a Múmia ou  o Babel. Os cenários não estavam minimamente preservados, a visita não me entusiasmou muito.


Este foi um dos lugares que mais gostei de visitar em Marrocos: o ksar de Ait Benhaddou, em Ouarzazate, que é património da Unesco (e onde foi filmada uma parte do Gladiador). É um sítio pequeno e encantador, lindo!

A vista do topo do ksar.

De regresso a Marraquexe, ficámos hospedados num outro Riad, desta vez dentro da Medina: o Riad Chafia. Fomos recebidos por um francês, o Patrick, que só não é o melhor anfitrião com quem já me cruzei na vida porque mais tarde, em Fez, houve um outro senhor que lhe fez concorrência. 
O Patrick levou-nos até ao restaurante quando lhe pedimos indicação de um bom sítio para comer (fazendo um caminho de 5 minutos a pé, que voltou a fazer mais tarde com outros turistas que também pernoitaram no Riad) e ofereceu-se mais de uma vez para nos levar a passear lá perto se quiséssemos (mas só íamos lá passar a noite, e o cansaço apertava). Para além disso, o nosso amigo passou a noite mal disposto e, de manhã, o rapazinho muçulmano que nos serviu o pequeno-almoço deu-lhe um chá milagroso que o curou em três tempos (chama-se zatar o chá. e ao que parece é difícil encontrar fora de Marraquexe). Quando perguntámos ao Patrick onde é que podíamos comprar aquele chá, ele não só mandou logo o rapazinho ir comprar chá para nós como ainda rejeitou-nos o dinheiro do chá (e acreditem que depois de 4 dias a lidar com pessoas para as quais basta quase olhar de relance que já nos querem extorquir dinheiro, aquela atitude toca especialmente). Se querem ser tratados como reis em Marraquexe, decorem: Riad Chafia.

Antes de rumar a norte, ainda fomos ao Jardin Marorelle (por recomendação do Patrick), e não nos arrependemos nem um bocadinho, é lindo.





Seguimos então para Casablanca, para visitar a Mesquita Hassan II (das únicas no país onde os não muçulmanos podem entrar para visitar). Por fora, a Mesquita é qualquer coisa de fantástico. Linda!

Cá está ela.

Acabámos o dia a dormir em Rabat, a capital de Marrocos.

6 comentários:

  1. É tudo muito "castanho" como é normal mas não deixa de ser bonito =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena de não ter ido dar essas voltas todas quando estive em Marrocos, mas pronto sempre há a desculpa para lá voltar. O jardim das casas azul cobalto era a casa do Yves Saint Laurent, certo?

    ResponderEliminar
  3. Caliope, pelo que percebi ele não vivia lá, ele comprou o jardim com outro senhor e depois foi lá enterrado (e eu que achava que o senhor ainda era vivo :p).

    ResponderEliminar
  4. Fiquei encantada só com as fotos!:-)

    ResponderEliminar
  5. Dá vontade de fazer a mala e ir já hoje... As fotos estão lindas!

    ResponderEliminar