terça-feira, 19 de abril de 2011

Da vida de Au Pair: o lado não tão cor-de-rosa da coisa

Frequentar um curso com mais dezoito Au pairs faz-me dar ainda mais valor à família que me acolhe.

Tenho uma colega que tem que fugir de casa ao fim-de-semana (em que supostamente está de folga) porque se lhe apetecer ficar a descansar os pais batem-lhe à porta às 8h da manhã, atiram-lhe com as crianças (quase literalmente) e vão à vida deles. Ela fartou-se e vai embora no fim do mês. 


Tenho outra que vive numa casa com 3 andares e limpa-a toda sozinha, jardim incluído (é empregada doméstica, portanto. situação que até não lhe incomodaria muito se lhe pagassem para isso). Essa não vai embora porque, em conversa com uma outra colega, sentiu-se sortuda por "só" limpar 3/4 horas por dia. 

Tinha uma colega cujas crianças lhe cuspiam na cara e os pais nem se dignavam a repreendê-las. Essa já está longe, no país dela (vá-se lá saber porquê).
E esta é só uma pequena amostra de tudo que já ouvi.

Como vêem, ser Au Pair pode não ser propriamente a aventura de uma vida (ou pelo menos não nos termos em que a imaginamos). É preciso ter sorte. E eu sei que tive. Muita.

4 comentários:

  1. Pois tiveste. Pelo que contas muita sorte mesmo. Mas olha isso é também o reflexo da educação das pessoas e da forma como educam os filhos... E não deixa de ser como em tudo. Nas empresas também é preciso ter sorte. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, nem tinha pensado que esse outro cenário poderia existir também, mas é claro que sim.

    Já estava aqui a imaginar que corre sempre tudo bem com uns miúdos fofinhos e que se quer fazer isso para toda a vida... :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito que também te que ver com o espírito com que encaras a aventura: eu fiquei um ano, a miúda espanhola que me substituiu ficou dois meses e está de partida já esta quinta-feira. Não gostou da cidade, das pessoas, passava o dia fechada no quarto e decidiu que se i embora de um dia para o outro quando o combinado era um ano. Fazer estas coisas quando não se tem a certeza de que se é capaz de as viver (no bom e no mau)é uma tontice. Fico feliz por ter corrido bem comigo e por te estar a correr bem a ti! Fomos uma sortudas, sim senhora!

    ResponderEliminar
  4. Sem duvida que nem todas as historias são tão felizes como a tua. E neste trabalho pode-se encontrar de tudo mesmo. Ainda bem que só encontraste coisas boas!

    ResponderEliminar