terça-feira, 13 de setembro de 2016

(Pancas de) finais de tarde de domingo

Adoro experimentar iguarias novas (apesar de, nos restaurantes onde vou com mais frequência, ter muita dificuldade em não pedir aquele prato que adoro e que já sei que não me vai falhar), adoro descobrir novas receitas, de preferência saudáveis e pouco trabalhosas que possa usar no dia-a-dia, e adoro enfiar-me na cozinha em experiências culinárias mas...só muito de vez em quando. Aos finais de tarde de domingo, para ser mais precisa. Experimentar coisas novas e saudáveis podia ser todos os dias (desde que não fosse eu a cozinhá-las), mas pôr mãos à obra para coisas mais elaboradas é coisa que normalmente só me apetece ao domingo, ali na altura entre o lanche e o jantar. Não me perguntem porquê, mas é a única altura da semana em que ponho o avental com gosto, e ponho-me a preparar a semana que aí vem.
Nós levamos almoço para o trabalho praticamente todos os dias, e como os nossos jantares são 95% das vezes desenrasques (e por desenrasque quero dizer que nunca cozinhamos nada elaborado para jantar, comemos uma sopa ou salada com uma sandes, ou um wrap com atum, ou uma omelete), é no almoço que elaboramos mais um pouco. Mesmo que ele seja para aquecer no microondas, cinco vezes por semana. E ao domingo costumamos deixar preparados os almoços até meio da semana.
No domingo passado estava especialmente entusiasmada, e fiquei mais de duas horas na cozinha. Para começar, fizemos a sopa do costume. Depois fiquei com a cozinha por minha conta e fiz iogurtes com crème marron, gelatina vegetal (a minha preferida), a minha primeira granola caseira (que ficou uma delícia, já agora, e que é tão fácil de fazer que só me apeteceu chamar nomes a mim própria por não fazer aquilo há mais tempo) e, para o almoço de ontem e amanhã, uma lasanha de frango e cogumelos.
Gosto de começar as semanas assim, com o frigorífico (e restante cozinha) recheados de comida boa e que nos alivie a carga de trabalho doméstico nos dias de trabalho.

Cá está a minha granola e um iogurte também feito por mim.

[Adenda: A pedido de algumas meninas, a receita da granola está na caixa de comentários.]

7 comentários:

  1. Tenho exatamente a mesma rotina ao Domingo à tarde! Gosto de preparar tudo para a semana, incluindo a comida e a roupa. Assim ao final do dia sobra-me tempo para ginásio (comecei apenas este mês) e para as aulas sem ter de me deitar "às tantas da madrugada"!!
    E também ando numa de experimentar receitas e sabores novos! E a granola parece-me ótima, não queres partilhar a tua receita?

    ResponderEliminar
  2. Como é que fizeste a tua granola? Partilha. Nunca fiz!

    ResponderEliminar
  3. Podes dar a receita de granola que não me importo nada =P

    Excelente aspecto =)
    Também adoro cozinhar =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Eu também cozinho ao fim-de-semana para os almoços durante a semana, mas o que costumo fazer é congelar uma das porções para não ficar a semana toda a comer o mesmo. Também fiz granola em casa há pouco tempo e realmente é mesmo muito fácil (e muito bom)!

    ResponderEliminar
  5. Às meninas que me pediram a receita da granola: pesquisei na internet e acabei por seguir conselhos de um lado e de outro (e a parte das quantidades houve ingredientes que foi um bocado a olho. as sementes por exemplo). Mas é do mais básico que pode haver de se fazer.
    A base é flocos de aveia (usei uma embalagem inteira de 400gr). Para além disso comprei um saquinho com uma mistura de frutos secos (é da marca Continente se não me engano, tem avelãs, amêndoas e nozes), podem pôr a gosto, eu pus à volta de 200gr desta mistura. Depois juntei côco laminado da Próvida (que me foi dado por uma amiga portanto não sei onde comprou, mas tem cara de ser do Celeiro) - para quem gosta de côco recomendo mesmo, fica ótimo apesar de ficar logo com um aspeto queimado - e podem juntar sementes ao vosso gosto (juntei de linhaça e de chia).
    Basicamente o único ingrediente que é essencial, de todos os que referi, é a granola (e o mel, que ainda vou referir à frente). De resto podem juntar o que mais gostarem (podem também pôr sultanas, pepitas de chocolate preto, etc).
    Misturei tudo numa taça, com duas colheres de sopa de óleo de côco (mas disseram-me que também pode ser azeite) e umas 5 colheres de sopa de mel.
    Dispus tudo num tabuleiro e foi ao forno uns 20 minutos a 150ºC (isto depende da potência do forno, obviamente, mas convém ir deitando o olho de vez em quando e mexendo para não queimar. eu provei a meio da cozedura e juntei-lhe mais um bocadinho de mel).
    Como vêem não fui muito rigorosa, mas desde que usem a aveia e o mel é difícil falhar =).

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela receita Gelatina!

    No próximo fim de semana já vou experimentar!

    ResponderEliminar
  7. Tem óptimo aspecto digo já e, além disso, é super saudável :)

    ResponderEliminar