quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cruzeiro pela Turquia e Grécia - o início

Corria o mês de abril quando comecei a pensar a sério nesta viagem. Senhor namorado, quando me ouviu falar nela ainda com a nossa a ida a Marrocos pela frente (e não gostando ele nem um pouco de planear mais do que uma viagem ao mesmo tempo), disse-me qualquer coisa do género "Eu vou com uma condição: tratas tu de tudo e só me falas no assunto em junho". Pois bem, que assim fosse.
O desejo de conhecer as ilhas gregas (Santorini e Mykonos, mais precisamente) era muito antigo, e não sendo elas de acesso propriamente fácil (os voos para lá são caros, e a opção voo + ferry leva imenso tempo), um cruzeiro pareceu-me uma boa opção. Vi que havia várias opções com passagem (ou partida) em Istambul, cidade que também queríamos muito visitar. Depois de pesquisar preços e locais de paragem dos navios, o Celestyal Crystal, da Companhia Celestyal Cruises, foi o escolhido para um cruzeiro de uma semana, com partida e chegada em Istambul.
Este género de férias, na minha opinião, faz-se melhor entre amigos do que só a dois (porque passamos muitas horas dentro do barco, em navegação, e se estivermos num grupo a coisa torna-se menos aborrecida) pelo que nos pareceu boa ideia convidar um casal de amigos para nos acompanhar nesta aventura, que foi então vivida a quatro.
Chegámos a Istambul na sexta feira ao final da tarde, depois de muitas horas de voo (três para Frankfurt, mais três para Istambul) a tempo de jantar, dar um mini passeio, e aterrar na cama. O hotel escolhido foi o Port Hotel Tophane, por ser perto do porto de cruzeiros. Os quartos eram pequenos mas tinham uma decoração linda.


De manhã, acordámos, abrimos a janela, e era esta a vista do nosso quarto:


A manhã de sábado foi passada a visitar um pouco da cidade, debaixo de um céu que ameaçava desabar a qualquer minuto (coisa que aconteceu mal entrámos no barco, por volta da hora de almoço).


Mesquita Süleymaniye: fabulosa.

Ao final da tarde, o barco iniciou a sua viagem em direção a Kusadasi, na Turquia, onde chegámos na tarde do dia seguinte. Em Kusadasi, apanhámos um taxi que nos levou a Éfeso por 60€ (ida e volta). [primeiro momento de regateio na Turquia: check. queriam cobrar-nos 0,20 liras por cada minuto que esperassem por nós para nos trazer de volta ao porto. está certo...] 
Éfeso é a maior área de ruínas da Antiguidade. Ainda hoje continuam a ser feitas escavações e descobertas novas ruínas.





(continua)

4 comentários:

  1. Olá Gelatina! Poderias dar mais pormenores em termos da preparação de uma viagem destas? por exemplo, o cruzeiro, compraste diretamente no site deles ou foi alguma agência de viagens? Sou pouco desenrascada nestes assuntos, daí esta curiosidade toda. Felicidades!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, posso sim =). Provavelmente no post de amanhã falarei mais detalhadamente sobre isso.
    Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar