sexta-feira, 12 de outubro de 2012

São cenários como este que me fazem perder completamente a fé na humanidade

Esta tarde uma mulher dos seus setenta e muitos anos agarrou-se a mim e ao meu namorado num autêntico pânico. Suplicou por ajuda. Que estava cega e que era professora de universidade e estava completamente perdida e sei lá mais o quê e... adivinhem lá do que é que precisava. Dinheiro, claro. Implorou, disse que se ajoelhava se fosse preciso, mas que tinhamos que lhe dar 10 € caso contrário não a deixavam entrar na pensão.


Já vos aconteceu ainda estarem a tirar o dinheiro da carteira (não, não demos 10€ mas demos 1) numa situação destas  com a perfeita noção de que estão a ser enganados?
Mas é isso ou passar o resto do dia com a consciência pesada com a 0,05% de dúvidas que nos restam de que aquela história possa ser verdadeira e nós tenhamos sido insensíveis a ela. Consciência...que é coisa que pessoas como esta claramente não têm.

Eu sei que as condições neste país essão cada vez piores e que há casos absolutamente desesperantes. Mas a mim chega-me ver uma senhora idosa na rua a pedir dinheiro porque precisa para sobreviver para ficar sensibilizada. Não há necessidade de mentir desta forma absolutamente desprezível.

4 comentários:

  1. entre os 0,05% de duvida e os 99,95% de certeza de que fui enganada e que contra a minha vontade fiz fugira de ursa, fico com a segunda! É preciso ter lata! Uma professora de universidade cega? não é muito comum? e que cega, mora numa pensão? pois...

    ResponderEliminar
  2. Já fui enganada com uma dessas. Uma senhora e um miúdo adolescente, ambos com claro aspecto de drogados. Ai que o meu marido batia-me, bateu-me durante anos. Fugi de casa com o meu filhinho e faltam-me 7 euros para pagar uma noite de pensão. E eu dei.

    ResponderEliminar
  3. Nunca me pediram tanto dinheiro e não duvido que ficasse sensibilizada, mas já á algum tempo que deixei de dar dinheiro, também me faz falta a mim.

    ResponderEliminar
  4. Já me enganaram 3 vezes com história do género. Outro dia vi um programa de tv de burlões em que falaram nessa técnica...

    ResponderEliminar