quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

A prenda mais linda

Foi-me dada pelo senhor namorado no meu aniversário (e ficava bonito dizer que tinha sido ele a escolher mas não foi, fui mesmo eu) e estou encantada da vida com ela.
Tem aquela cor que dá com 90% da minha roupa de inverno, tem o tamanho ideal (não gosto de malas muito grandes mas o facto é que ando sempre cheia de tralha) e é linda que só ela.
Gosto tanto!



terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Fim-de-semana de aniversário nas Aldeias do Xisto - parte 2 (Gondramaz e o nosso alojamento)

Primeira parte aqui.
Há anos que queria visitar as Aldeias do Xisto. A que eu tinha mais vontade de conhecer - só por ser a mais conhecida - era Piódão, mas não nos apetecia fazer uma viagem tão grande só para ir de fim-de-semana, pelo que decidi procurar algo que ficasse mais perto. 
Em pesquisas pelo Booking, encontrei várias casinhas amorosas, mas inseridas em Aldeias de Xisto não eram assim tantas. Até que me deparei com a Mountain Whisper em Gondramaz, e depois de obter a aprovação do senhor namorado (normalmente sou eu a fazer estas pesquisas, e dou-lhe a escolher entre os meus preferidos) lá fizemos a reserva (a Mountain Whisper tem cinco casas ao todo, com várias tipologias).
Chegámos a Gondramaz ao final da tarde de sábado, debaixo de chuva, pelo que fizemos o check in e fomos logo para casa, donde já só saímos no dia seguinte (levámos comida pronta de casa e jantámos por lá, mas também dava para cozinhar se quiséssemos).


A casinha onde ficámos é a do lado esquerdo da foto abaixo. É um duplex (em cima tem a sala e cozinha, em baixo o quarto e a casa de banho) e tem uma decoração pensada ao pormenor.



O quarto e as escadas para o piso superior.



O piso superior. Não dá para perceber pelas fotos mas tínhamos três janelas com vista para a serra.




Na manhã de domingo, depois de um pequeno-almoço delicioso na casa comum do empreendimento (com várias variedades de pão, todos muitos estaladiços, que me souberam pela vida, várias compotas, fruta e café) andámos a passear pela aldeia - que é bem amorosa - e pelas redondezas.

Um dos espaços comuns do Mountain Whisper. No verão deve saber bem um mergulho. No domingo não estava propriamente apetecível =).












Deixámos Gondramaz a meio da manhã de domingo, e rumámos às duas aldeias que nos faltavam conhecer: Candal e Cerdeira.


[continua]

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Fim-de-semana de aniversário nas Aldeias do Xisto - parte 1 (Talasnal)

O fim-de-semana foi tão bom e tão cheio de paisagens pra lá de fotogénicas que não consigo fazer só um post sobre ele. Segue o primeiro (de dois ou três) posts com o nosso primeiro dia.
Saímos de Lisboa a meio da manhã, e perto das 13h, depois de pouco mais de duas horas e 200 quilómetros de estrada, chegámos à Serra da Lousã.
Tínhamos três aldeias para conhecer por ali. Decidimos conhecer duas delas (Candal e Cerdeira) num dos muitos passeios pedestres que se pode fazer na zona e que liga as duas aldeias, e fomos conhecer a terceira, que - segundo pesquisámos, era  a mais conhecida das três: Talasnal.

As aldeias que visitámos ficam a noroeste deste mapa.

No caminho para o Talasnal (nunca conseguia acertar com o raio do nome desta aldeia. Houve uma altura que desisti e, na brincadeira, comecei a chamá-la de Taj Mahal. e ai de quem me venha dizer que não é parecido).






A chegada à aldeia, de carro, deslumbra-nos logo com esta pequena (grande) fofura de paisagem. Pelo quefoi preciso cerca de um segundo para eu me ter apaixonado por aquela aldeia.






























Dá para não adorar?





























Na primavera, com flores, também deve ser espetacular.








Depois de passearmos pela aldeia, decidimos fazer uma caminhada aparentemente curta mas com um grau de dificuldade bastante elevado. Só no dia seguinte, quando estavamos do outro lado da montanha, é que nos apercebemos do quanto tínhamos andado.

O Talasnal é o ponto A. Começámos por ir ao ponto B (que é outro aglomeradozito, mas mais pequeno), depois fomos ao ponto C, com vista para o castelo (uma amostra de "castelo" mas amoroso) e dali voltámos ao ponto A. Não foi pêra doce.




Este é o ponto C da foto de cima.


Terminámos o passeio perto de duas horas depois de termos começado, mesmo a tempo de fugir à chuva que tinha começado a cair há pouco. Eram perto das 16h, e fomos a um dos poucos (julgo que são dois) restaurantes do Talasnal: a Taberna da Ti Filipa, onde partilhámos uma "telha" com uma mistura de carnes e legumes grelhados que estava muito saborosa.
Conto-vos sobre a aldeia onde ficámos alojados, e sobre os passeios de domingo, num próximo post.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Fim-de-semana de comemoração

Imagem daqui.

Tive o dia de aniversário menos especial dos últimos anos. Por opção, já que basicamente decidi não fazer nada de diferente (para além de ter almoçado com os colegas mais próximos e ter levado um bolo para o trabalho).
Há quatro anos que não passava o meu aniversário a trabalhar (há três anos fui à neve, há dois anos fiz a Meia Maratona do Funchal e no ano passado fui a Amesterdão) mas este ano, calhando numa quarta-feira e tendo eu que gerir bem os dias de férias para conseguir fazer tudo o que quero em 2018, lá tive que me resignar e passar o dia por cá. 
Mas para não deixar passar a data completamente em branco, vai haver fim-de-semana a dois em Gondramaz, uma aldeia de xisto que fica na zona da Serra da Lousã. Há muito que eu queria conhecer as aldeias de xisto, pelo que - apesar de haver previsão de chuva para a tarde de amanhã - estou bastante entusiasmada.
Se tiverem dicas sobre trilhos especialmente bonitos, ou restaurantes bons na zona, é favor informar aqui a vossa Gelatina.


[E às queridas que me deram os parabéns por aqui: muito obrigada!]

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

31


E já são trinta e um. 
Um número que me assusta - não tanto como assustou a entrada na nova década, mas assusta - mas entro nos 31 feliz e realizada, que é o mais importante.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Prenda de aniversário antecipada



Saíu a nota do exame de progressão na carreira que fiz a meio de novembro. E foi uma bela prenda de aniversário antecipada. 
Tinha me corrido bem e, ali no meu íntimo e um pouco secretamente (é muito fácil estas afirmações serem confundidas com arrogância - mesmo que uma pessoa tenha alguma noção do que fez - por isso mais vale ficar calada) achava que tinha feito o suficiente para ter um 16. E ao que parece, os membros do juri também acharam :). 
E eu estou aos pulinhos de contente, pois claro.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Fim-de-semana

Foi um fim-de-semana com direito a pouco descanso.
Começámos o sábado a fazer mais umas remodelaçõezitas lá por casa, e à tarde fomos conhecer um sítio onde há muito que eu estava curiosa por ir: o Miradouro Panorâmico de Monsanto. Basicamente trata-se de um prédio devoluto cheio de grafittis com uma vista panorâmica de 360º sobre Lisboa. 
O vento e a quantidade de povo não deixaram tirar fotos muito espetaculares, mas é um lugar a revisitar, vale a pena.



E à noite fomos - para não variar - aproveitar uma promoção no The Fork (30% a juntar aos 25€ que tínhamos ganho recentemente por atingir um certo número de pontos) para conhecer o Sommelier Lisbon. Escolhi este restaurante porque a avaliação é boa (9,2 em 10), é caro para ir sem descontos (não pagava o preço normal dele) e era um dos aderentes dos tais 25€ que tínhamos para gastar.
Pelos preços já devíamos ter desconfiado, mas o restaurante é mesmo fino. Daqueles onde uma pessoa como eu - com sangue de pelintra - se sente incomodada. Não por nos tratarem mal, muito pelo contrário, é mesmo por nos tratarem demasiado bem. Não sou fã de ambientes demasiado formais, deixam-me desconforável (como disse antes: pelintra até à alma), pelo que não adorei a experiência (mas isto é claramente uma coisa pessoal). 
Quanto à comida, voltámos à conclusão a que temos chegado em todos os restaurantes caros a que temos ido: em termos gastronómicos, não andamos a perder nada por não ter um salário que nos permita gastar fortunas em restaurantes. Isso ou elevamos demasiado as expetativas quando nos apresentam pratos de 24€ e que concluímos que já comemos tão bom ou melhor por metade do preço.
Estava tudo bom, os funcionários eram muito simpáticos, o espaço é giro, mas não é para repetir pelos motivos que já mencionei.

Tártaro de salmão para entrada (muito bom).

Bife de atum com aveludado de batata doce (salgadote, mas muito bom).

Trilogia de chocolate (não sendo espetacular, era bastante bom).

Já ontem, na parte da tarde, andámos a percorrer Lisboa a pé durante 3 horas numa espécie de peddy paper gigante organizado pelo Discovery Channel e pela Nos. Teria sido mais giro se as perguntas fossem um pouco mais acessíveis (havia n perguntas sobre personagens de programas do Discovery, por exemplo) e se a cidade não tivesse sido dominada por um vendaval em certas zonas. Ficámos de rastos: foram mais de 3 horas a andar para cima e para baixo, entre Alfama, Baixa, Bairro Alto, Príncipe Real e Marquês de Pombal - tudo muito plano como podem ver. Mas foi uma experiência engraçada.


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Saldos e as esperas que compensam

Como sabem os mais assíduos por cá, a Mango é uma das lojas de roupa (senão mesmo a loja) em que compro mais roupa. E um dos principais motivos disso - para além de ter roupa que eu gosto, óbvio - é o facto de ter um site onde dá para guardar os artigos prefreridos e pedir para ser avisado quando determinado tamanho voltar a ficar disponível.
Nas últimas temporadas, mais de 50% das minhas compras de roupa são na época de saldos (e nem é por forretice - apesar de eu adorar promoções e afins -, é mais ter noção que não preciso de nada e que sobrevivia se não comprasse roupa nos próximos cinco anos. ou dez.). E são praticamente todas online. Quando começam os saldos - e os descontos ainda são algo miseráveis - esgota quase tudo, mas à medida que o mês de janeiro (ou julho, no caso do verão) avança, é ver os descontos a aumentar e as peças a reaparecer no site (mas há que comprar mal se recebe o aviso que a peça está disponível, porque desaparecem num instante).
Hoje foi o dia em que a minha espera desta temporada foi compensada: recebi o aviso de que as minhas duas peças favoritas da estação estavam disponíveis, e a metade do preço. Posso não estar a precisar desesperadamente delas no meu armário, mas que são lindas e vão dar jeito, lá isso não posso negar.






Sem ser estas duas peças, comprei logo no início dos saldos duas outras na Zara (com aqueles descontos espetaculares de 4€, sabem?) e uns tops de desporto (estou viciada em roupa de desporto, socorro!).
Cá estão as peças da Zara (que imagino que já estejam esgotadíssimas há séculos).